A Oxfam e organizações parceiras estão intensificando suas ações para ajudar 500 mil pessoas na ilha de Sulawesi, depois que o governo da Indonésia anunciou nesta segunda-feira (1/10) que mais de 2 milhões de pessoas podem ter sido afetadas pelo terremoto e tsunami.
Pelo menos 1.400 pessoas morreram e milhares ficaram desabrigados com a destruição de centenas de casas e edifícios, de acordo com a Agência Nacional de Gestão de Desastres da Indonésia. A agência afirmou ainda que o total de mortos deve ser maior, já as autoridades ainda estão contando os corpos nos hospitais e santuários locais.
“A Oxfam está ampliando sua resposta no local para alcançar 500 mil pessoas com suprimentos de ajuda como alimentos prontos, kits de purificação de água e abrigos”, afirma Ancilla Bere, gerente de ajuda humanitária da Oxfam na Indonésia. “A escala do estrago feito pelo terremoto e tsunami é gigantesco e há a possibilidade de muitas pessoas estarem sob os escombros dos prédios destruídos. As operações de resgate estão em andamento ainda.”
Segundo Bere, o desastre também danificou e destruiu um grande número de residências e muitas pessoas temem voltar para suas casas. Estima-se que cerca de 300 mil pessoas ficaram desabrigadas.
As agências governamentais da Indonésia já começaram a trabalhar na região do terremoto e tsunami para ajudar os sobreviventes e o governo da Indonésia já pediu oficialmente ajuda internacional.