Iniciativa da Oxfam Brasil em parceria com o site jornalístico Nós, Mulheres da Periferia, a ação Recados sobre Nós promove o fortalecimento das iniciativas de mulheres negras de todo o Brasil a partir da perspectiva de auto-cuidado e participação política.
Enviamos cartas para mulheres negras que atuam em diferentes áreas como tecnologia, jornalismo, empreendedorismo, ativismo e na política institucional, com o objetivo de fomentar e ampliar o enfrentamento das desigualdades nas diferentes esferas de decisão e poder.
O racismo e o sexismo estruturam as desigualdades no Brasil. Por isso precisamos construir e apoiar ações voltadas para a Justiça Racial e de Gênero, com foco na defesa de direitos e ampliação do protagonismo de mulheres negras e juventudes na sociedade, para termos uma sociedade mais justa, equitativa e solidária.
É inaceitável conviver com tantas desigualdades. E as juventudes e as mulheres negras transgêneras, travestis e cisgêneras são os principais agentes para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
“O Nós, mulheres da periferia é um site jornalístico dedicado a repercutir a opinião e a história de mulheres negras e periféricas. Nosso compromisso é oferecer um outro jeito de ver os acontecimentos no Brasil e no mundo e contribuir para a construção de uma sociedade plural, antirracista e não patricarcal.
Em um país em que as mulheres estão à margem da liderança dos meios de comunicação, o Nós é fundado e auto-gestionado também por mulheres negras e periféricas. Em atividade desde 2014, o objetivo do veículo é democratizar o debate público e aproximá-lo da realidade brasileira, que tem uma população majoritariamente formada por mulheres negras.
Seguindo uma linha editorial transparente com suas leitoras e leitores, o fazer jornalístico do Nós, mulheres da periferia é guiado por valores como ética, confiabilidade e independência. Os conteúdos são atemporais, contextuais e se aprofundam na especialidade, vivência e análise de cada fonte. Nesta lógica, partimos de olhares individuais sobre pautas relevantes no espectro nacional e internacional. Mais do que notícias, o que você encontra aqui é um jeito de ver o mundo.”
Nós, mulheres da periferia
Leia as reportagens do site Nós, Mulheres da Periferia:
Sementes de Marielle: as mulheres periféricas na política
De Xica Manicongo a Erica Malunguinho: as mulheres trans na política
Lecis, Marielles, Beneditas: por mais mulheres negras na política
(a segunda reportagem contou com a assessoria técnica da professora Dra. Jaqueline Gomes de Jesus, do Instituto Federal do Rio de Janeiro e da Fundação Oswaldo Cruz, autora do artigo “Xica Manicongo: a transgeneridade toma a palavra“)