A importância das mulheres na proteção e desenvolvimento da Amazônia foi tema de dois encontros realizados entre o final de julho e início de agosto – um em Belém (PA) e outro na Colômbia. A Oxfam Brasil participou dos dois eventos, reafirmando seu compromisso por mais justiça e menos desigualdades na região amazônica.
O primeiro evento foi o 10o Fórum Social Pan Amazônia (Fospa), realizado entre os dias 28 e 31 de julho, em Belém (PA). O Fospa é um espaço de articulação dos povos e movimentos sociais, do qual participaram representantes de organizações, movimentos e coletivos indígenas, negros, quilombolas, camponeses, ribeirinhos e urbanos dos nove países que compõem a Bacia Amazônica: Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
A Oxfam Brasil acompanhou a delegação de defensoras da Amazônia brasileira, formada por representantes do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e do Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB).
Mulheres na linha de frente da defesa da Amazônia
O encontro em Belém discutiu as principais ameaças e pressões que a Amazônia e as populações que vivem na região enfrentam, como a degradação ambiental, o desmatamento, os incêndios florestais, o impacto de atividades como a mineração, garimpo, obras de infraestrutura, agronegócio, invasões e conflitos por terra. O protagonismo das mulheres na luta política pela integridade de seus territórios e nos processos de organização produtiva e econômica, foi destaque dessa edição do Fospa.
A Oxfam Brasil promoveu, durante o evento em Belém, a atividade autogestionada “Sem mulheres não há Amazônia: propostas de mulheres defensoras contra a violência e a destruição da natureza”, com a participação de mulheres indígenas, quilombolas, extrativistas, campesinas e ribeirinhas da região.
Encontro de mulheres indígenas, afro e campesinas na Colômbia
Outro encontro importante para reafirmar a importância das mulheres na defesa da Amazônia foi realizado entre os dias 15 e 17 de agosto na Colômbia, também com a participação da Oxfam Brasil.
O Encontro de Mulheres Indígenas, Afro e Campesinas reuniu 30 mulheres da região amazônica da Colômbia, Brasil, Bolívia e Peru, para discutir ações urgentes de proteção ambiental e das comunidades, organizações e lideranças que vivem e atuam em defesa dos territórios locais.
Durante os três dias foram realizadas atividades para troca de experiências, conhecimentos e propostas entre as organizações de mulheres, e articular uma agenda comum como organizações de mulheres indígenas, campesinas, afrodescendentes, rurais e populares para a defesa da Amazônia.