A Oxfam Brasil promoveu, em parceria com outras organizações, uma oficina para a elaboração de uma Campanha Climática Colaborativa para Justiça Econômica e Direitos Comunitários. A atividade foi realizada entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro em Brasília (DF), com a participação da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB).
O projeto tem como objetivo elaborar uma campanha de comunicação que sensibilize o grande público sobre os temas do racismo ambiental, justiça climática e direito à terra do ponto de vista das mulheres negras da floresta. O nome Das Nices e Dijés é uma homenagem às líderes quilombolas do Maranhão Maria Nice Machado e Maria de Jesus Ferreira Bringelo, a Dona Dijé (falecida em 2018).
“Queremos dar visibilidade ao trabalho feito por essas mulheres na defesa da Amazônia. Se a floresta está de pé é pelo esforço dessas mulheres e isso precisa ser reconhecido”, afirma Tauá Pires, coordenadora da área de Justiça Racial e de Gênero da Oxfam Brasil.
A previsão é que a campanha esteja no ar em 2023.