O docudrama “Enquanto Viver, Luto!”, que retrata 10 casos de violências e violações de direitos humanos de mulheres negras relatados à Comissão de Direitos Humanos da OEA, chegou ao Youtube. O lançamento online foi feito no Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro), data escolhida para dar destaque à perda de direitos e às múltiplas dimensões da violência contra mulheres negras a partir de casos reais. Todos eles foram relatados em setembro de 2016 à Comissária Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), Margarette Macaulay.
O filme, dirigido por Iléa Ferraz, é uma parceria da ONG Criola, Oxfam Brasil e Pérola Negra Produções Artísticas, e faz parte do projeto “Mulheres negras fortalecidas na luta contra o racismo e o sexismo”, realizado por Criola com apoio da Oxfam Brasil, Ação Educativa, Fase, Ibase, Inesc e Instituto Pólis.
Ficha Técnica
Enquanto Viver, Luto!
Direção: Iléa Ferraz
Roteiro: Vilma Neres
Fotografia: Antonio Terra
Elenco: Bya Feliciano, Carla Barbosa, Débora Almeida, Dja Martins, Lidiane Oliveira, Luciana Vasconcellos, Naira Fernandes, Shirlene Paixão, Sol Miranda e Sarito Rodrigues
Edição: Janaina Oliveira (Refém) e Walter Mesquita
Leia também:
Websérie Sonho de Preta Conta traz histórias e sonhos de 12 mulheres negras