Analisar as recentes mudanças no cenário político da América Latina e Caribe, pensar novas formas de mobilização e incidência política, e debater pautas colocadas pela juventude como fundamentais para o enfrentamento das desigualdades. Com estes objetivos, jovens e representantes de organizações sociais da região estão reunidos a partir desta terça-feira, 14, em São Paulo (SP).
O encontro, organizado pela Oxfam Brasil, Ação Educativa, Instituto Pólis e Levante Popular da Juventude, reúne mais de 30 representantes de organizações e movimentos do Brasil, Peru, Bolívia, Honduras, Colômbia e Argentina.
“São vários os movimentos que têm a desigualdade no centro de luta. Mas, para nós, o enfrentamento das desigualdades tem como ator fundamental a juventude. É um privilégio poder dialogar com tantos movimentos representantes de toda a América Latina. É uma reunião de troca, pra gente aprender com os jovens, entender e pensar como podemos trabalhar juntos”, afirma a diretora da Oxfam Brasil, Katia Maia.
“Queremos que o nosso trabalho seja em conjunto com a juventude da América Latina. Estamos há mais de um ano pensando em como seria trabalharmos juntos. E agora estamos aqui, para aprender e para pensar de maneira conjunta”, completa o diretor de Programas e Incidência da Oxfam para América Latina e Caribe, Asier Hernando.
As atividades do encontro da juventude acontecem até sexta-feira, 17. Além de representantes da Confederação Oxfam, estão presentes os movimentos Levante Popular (Brasil), Fórum Juvenil de Esquerda (Peru), Conselho Juvenil Municipal (Bolívia), Rede Juvenil (Honduras), Congresso dos Povos (Colômbia) e Pátria Grande (Argentina).