Foto: Alberto César Araújo/Amazônia Real
Mais de 100 organizações da sociedade civil latino americana e do Caribe enviaram no último dia 3 de julho à presidência do Conselho da União Europeia algumas recomendações para impulsionar a aprovação da diretiva europeia de devida diligência das empresas para sustentabilidade, que foi proposta pela Comissão Europeia em fevereiro de 2022.
Segundo as organizações signatárias do documento, entre elas a Oxfam Brasil, a proposta é fundamental para proteger e prevenir abusos aos direitos humanos e também danos ambientais cometidos por empresas na América Latina e Caribe.
O Conselho da União Europeia se posicionou a respeito da diretiva em dezembro de 2022, e o Parlamento Europeu deu seu parecer favorável em junho deste ano. As negociações agora estão em sua fase final.
O documento entregue pelas organizações da sociedade civil da América Latina e Caribe traz nove recomendações, entre as quais o estabelecimento de mecanismos de participação ativa para pessoas titulares de direitos e partes interessadas; a cobertura total da cadeia global de valores; a inclusão do setor financeiro na lista de setores de alto risco; e a proteção de pessoas defensoras de direitos humanos e meio ambiente.
Leia aqui a íntegra do documento e das recomendações.