“Responsabilidade em ação: Construindo pontes para parcerias Norte-Sul” foi o tema do Climate Solutions Forum evento que reúne fundações, filantropos, gestores públicos, pesquisadores, empresas e sociedade civil de países do G-20 para explorar soluções para o desenvolvimento sustentável.
Viviana Santiago, diretora executiva da Oxfam Brasil, foi uma das convidadas da mesa “ODSs e Desigualdade Climática’, realizada na tarde desta quarta-feira (05/06), falando sobre o combate às desigualdades como uma agenda fundamental frente aos desafios climáticos.
A mesa também contou com as presenças de Cassio França, secretário geral do GIFE e Roberta Eugênio, secretária executiva do Ministério da igualdade Racial.
A discussão sobre desigualdades convida todas as pessoas que fazem parte desse ecossistema, mas principalmente, traz para o centro aquelas presenças que eram invisibilizadas. Não queremos falar sobre pobreza. Mas sobre acumulação. Quem acumula riquezas tem de ser tributado para que possamos combater as desigualdades.
Viviana Santiago
Pessoas negras e indígenas são as mais impactadas pelos efeitos das mudanças climáticas. Nos grandes centros urbanos ou nos territórios, são essas populações que mais lidam com moradias precárias, enchentes, secas, deslizamentos, entre outros resultados desastrosos.
“Sempre foi um profundo incomodo dos movimentos negros a ausência da questão racial durante esse processo de discussão, que foi exaustivamente pautada, mas não foi priorizada. Nunca é o momento de discutir a questão racial. Se não agora, quando?” finalizou Viviana.