O presente nos parece inaceitável.
Por meio, principalmente, de um processo histórico de racismo e discriminação de gênero, criamos abismos enormes na nossa sociedade. Estruturamos o Brasil sobre pilares profundos de desigualdade e, não à toa, a maioria de nós os encara, hoje, como algo natural. Mas não podemos naturalizar o absurdo.
As desigualdades de gênero, raça, renda e território são a causa da maioria dos problemas que atingem a todos nós, produzindo exclusão, pobreza, aumento da violência, sensação de insegurança, injustiças, supressão de direitos e diferenças de oportunidades.
Enquanto não encararmos essas desigualdades de frente, jamais alcançaremos uma qualidade de vida melhor para todas as pessoas.
Por isso nossa agenda precisa ser única e urgente: o sonhado país do futuro só chegará se diminuirmos as distâncias que nos separam.
E é exatamente para isso que a Oxfam Brasil trabalha.
Nós jogamos luz às injustiças, desnaturalizando as diversas desigualdades brasileiras. Ampliamos a voz dos mais vulneráveis, pressionamos e influenciamos empresas e governos e engajamos toda a sociedade para gerar mudanças.
Pois transformar o presente exige que cada um também transforme seu olhar: enxergar no combate às desigualdades o caminho para o nosso desenvolvimento.
Afinal, as soluções para poucos já não funcionaram.
É preciso ser parte ativa de um Brasil mais justo, resgatando nossa responsabilidade pelo outro, rumo a uma nação mais inclusiva e igualitária: onde todas as pessoas exerçam o direito a uma vida melhor, com equidade e liberdade.
Convocamos toda a sociedade a participar desse movimento: a criação, hoje, de uma nova possibilidade de futuro.
Somando forças, nós chegaremos mais rápido até lá.