Mulheres negras compõem a maioria da população brasileira. Elas também enfrentam as maiores desigualdades: recebem os menores salários, constituem a maior parte dos desempregados e lideram a maioria dos lares em situação de insegurança alimentar.
Para muitas mulheres negras, empreender tem sido uma das principais formas de tentar superar essa situação. No entanto, ao contrário do que se pode pensar, não é um caminho fácil.
Aqui estão alguns dados:
· 52% dos empreendedores no Brasil são negros
· São 14 milhões de pessoas, sendo a maioria mulheres, sobretudo, negras.
· 82% dos empreendedores negros não têm CNPJ
· O rendimento dos donos de negócios negros é 32% menor em comparação aos brancos
*Dados da PNAD
Por isso, a Oxfam Brasil, em parceria com o Instituto Afrolatinas, o Nós, Mulheres da Periferia e o Compre de Uma Mãe Preta, realiza o projeto Jornada para Mulheres Negras Empreendedoras. O objetivo é promover autonomia financeira, geração de renda e impacto social por meio de uma jornada de capacitação voltada para a formalização de negócios, estratégias de comunicação e aumento de receita.
O projeto visa fortalecer o ecossistema de economia criativa liderado por mulheres negras e indígenas no país, promovendo espaços de formação que as habilitem a formalizar seus negócios e dominar estratégias de comunicação e gestão. Isso visa ampliar o alcance e a receita de seus respectivos negócios, gerando, principalmente, um maior crescimento socioeconômico.
Eixos da Jornada para Mulheres Negras Empreendedoras:
Capacitação empresarial
Desenvolvimento de habilidades essenciais, tanto técnicas quanto de gestão empresarial, incluindo planejamento estratégico, formalização, finanças, marketing digital, vendas e gestão de equipes.
Autonomia financeira
Com os conhecimentos adquiridos, esperamos capacitar as participantes a gerenciar e manter seus negócios de forma sustentável, ampliando suas fontes de renda para alcançar autonomia financeira e contribuir para o fortalecimento da economia local.
Estímulo ao empoderamento e liderança feminina
Além de capacitar mulheres para uma gestão sustentável de seus negócios, o objetivo é incentivá-las a crescer ao ponto de contratar outras mulheres, servindo de inspiração para que mais pessoas optem pelo caminho do empreendedorismo. Assim, cria-se um ciclo de fortalecimento que promove maior autonomia financeira e contribui para o desenvolvimento da comunidade local.