Todos os anos, a Oxfam Brasil lança seu calendário com fotografias que revelam as desigualdades, contam um pouco trabalho da Oxfam Brasil e contribuem para a discussão sobre o tema. Em 2020, resolvemos inovar: convidamos 12 artistas brasileiros para mostrarem as desigualdades por meio de seus desenhos. São 12 ilustrações e cartuns que revelam, de maneira forte, sintética e assertiva, a triste realidade do país.
Conheça um pouco mais sobre os artistas:
ARNALDO BRANCO
Jornalista, roteirista e cartunista carioca, fã de Groucho Marx, Millor Fernandes e Dorothy Parker. Se define como um ‘pessimista conformado.
DENISE SILVA
Ilustradora, designer e escritora gaúcha, suas obras têm como principais temas a valorização do cabelo crespo, o respeito às diferenças, a sororidade e o racismo.
HELÔ RODRIGUES
Ilustradora, quadrinista e designer paraense, fundadora do estúdio Helô Ilustra. Usa a cultura paraense e a representatividade feminina como inspirações para sua obra.
DAPENHA
Ilustradora, artista 3D e designer carioca, tem a arte urbana, a cultura hip-hop e a negritude como inspirações para seus desenhos.
ANDRÉ DAHMER
Quadrinista, artista plástico, poeta e agnóstico, carioca, criador da série Malvados, vencedor de 4 prêmios HQMix e um troféu Jabuti.
LAERTE
Cartunista e chargista paulistana, criadora de diversos personagens icônicos da HQ brasileira, como Piratas do Tietê e Overman.
IANAH MAIA
Ilustradora, artista urbana e tatuadora pernambucana, transita entre o urbano e o rural. Vem se dedicando à técnica de pintura com terra (geotinta).
RENATA MADALENO
Ilustradora, artista visual e designer paulista, trabalha com pintura digital. Seus desenhos têm as mulheres negras como protagonistas.
ANTÔNIO JUNIÃO
Jornalista, diretor de arte, chargista e ilustrador paulista, dá palestras e cursos sobre o trabalho de cartunista e desenvolve aplicativos para redes sociais.
DOUGLAS LOPES
Ilustrador e quadrinista paulista, escreveu e ilustrou a HQ Existe Outro Caminho, que conta a historia do rap brasileiro desde o final da década de 1980.
LUIZ CARLOS FERNANDES
Ilustrador, quadrinista, chargista e escultor paulista, eleito melhor caricaturista do Brasil em 2009 e vencedor do prêmio World Press Cartoon em 2018.
LETÍCIA CARVALHO
Ilustradora e pintora pernambucana, usa seu trabalho como ferramenta de representatividade e denúncia, falando sobre maternidade negra e periférica.