Foto: Brenda Alcântara/Oxfam Brasil
Recentemente, lançamos uma campanha emergencial para levar ajuda humanitária a famílias em situação de vulnerabilidade. São pessoas que tiveram sua vida pesadamente impactada pela crise do coronavírus. A ação humanitária da Oxfam Brasil fornecerá cartões de vales-alimentação para as famílias por quatro meses.
A situação gerada pelo coronavírus é urgente e tende a se agravar para milhares de famílias conforme a crise econômica se aprofunda. Dessa forma, esperamos contribuir para que essas famílias possam se manter e, ao mesmo tempo, impedir que elas sejam empurradas para a miséria e a fome.
Prevenção e informação
Além dos vales-alimentação, a ação de ajuda humanitária também irá oferecer informações sobre formas de prevenção, além de máscaras e álcool em gel. Após meses de pandemia, essas informações podem parecer óbvias para todos, mas nunca é demais repetir.
A covid-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% dos infectados podem ser assintomáticos. Por isso, todos devem se prevenir.
A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo, pelas gotículas de saliva, toque de mãos ou compartilhamento de objetos contaminados. Assim, a higiene é fundamental.
Mas, enquanto para algumas pessoas lavar as mãos e ficar em casa é suficiente para se proteger, para a maioria dos brasileiros, não. Enquanto o surto de Covid-19 é uma ameaça à vida de todos, são os mais pobres e em situação de maior vulnerabilidade que enfrentam os maiores riscos e sofrerão as piores consequências.
Os efeitos sobre os mais pobres
Um estudo feito pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia, mostra que a mortalidade por coronavírus é maior em capitais onde serviços de saneamento básico são piores. E, segundo dados do Instituto Trata Brasil, 48% da população brasileira ainda não têm coleta de esgoto. Dessa forma, como é possível se prevenir da doença?
A falta de serviços públicos básicos na vida dos mais pobres é um problema de longa data no Brasil. Mas nunca foi devidamente levada em consideração pelo Estado. Assim, são as populações mais vulneráveis que correm mais risco uma vez que a pandemia reforça as desigualdades já existentes.
Não podemos esquecer dos efeitos econômicos. Com as medidas de distanciamento social adotadas, milhares perderam seus empregos e fontes de renda. Mas é preciso ressaltar: não é uma questão de escolher entre distanciamento social e proteção da economia. Não adotar medidas de isolamento social gera caos no sistema de saúde, o que também tem um grande custo econômico.
Por isso, é preciso que os governos façam a sua parte e garantam que as pessoas possam ficam em casa, em segurança. E quando isso não é suficiente, ações de ajuda humanitária podem contribuir.
Ajuda humanitária da Oxfam Brasil
A Oxfam é uma das organizações humanitárias mais reconhecidas no mundo. Trabalha para salvar vidas em situações de emergência e reduzir o risco de desastres futuros.
Desde seu surgimento, em 1942, a Oxfam trabalha para garantir que as pessoas afetadas por desastres naturais e conflitos em todo o mundo tenham o apoio necessário, incluindo acesso à água potável, saneamento básico, alimento e proteção.
Quando um desastre acontece, nós agimos rapidamente para salvar milhares de vidas que estão em risco. Nosso trabalho continua mesmo após a crise, para permitir que as pessoas afetadas possam reconstruir suas próprias vidas e evitar futuros desastres.
Também trabalhamos para que os formuladores de políticas em nível local e internacional promovam as mudanças necessárias para melhorar a vida das pessoas afetadas.
Por isso, em um momento de crise como a que vivemos com o coronavírus, não poderia ser diferente. A Oxfam está atuando em todo o mundo para reduzir os efeitos da pandemia sobre os que mais sofrem e no Brasil não é diferente.
O que você pode fazer para ajudar
Estamos vivemos uma crise sem precedentes e, nesse momento, mais do que nunca, precisamos ajudar uns aos outros. Principalmente, em um país como o nosso, onde a renda média de mais da metade dos brasileiros é de menos de 1 salário mínimo. E são essas as pessoas mais afetadas e que precisam de nós.
Por isso, queremos convidar você para apoiar nossa ação de ajuda humanitária. Nosso objetivo é alcançar mil famílias, assim, toda ajuda é bem-vinda. Acesse a página, conheça mais sobre a ação, doe, compartilhe e nos ajude a fazer a diferença!