Rodrigo Monteiro - Coordenador de Aquisição de Doadores
A Oxfam Brasil utiliza cookies para melhorar a sua experiência
Ao continuar navegando na nossa página, você autoriza o uso de cookies pelo site.
Está chegando o Dia de Doar: é só um dia, mas pode ser mais do que isso
28/11/2019Sobre o autor:
Rodrigo Monteiro - Coordenador de Aquisição de Doadores
O ano está chegando ao fim e com ele, o Dia de Doar. Para muitas pessoas este é o momento de se fazer um balanço sobre o que passou e começar já a planejar o próximo ano.
Mas fim de ano também é marcado por outra coisa importante para muita gente: as compras. Com o 13o no bolso, Natal se aproximando e Black Friday anunciada para todo lado, quem consegue resistir?
Nesse contexto surgiu o Dia de Doar, um grande movimento global para promover cultura a doação. Ele surgiu em 2012 nos Estados Unidos como GivingTuesday, que significa “terça-feira da doação”.
Isso porque a data é comemorada toda primeira terça-feira após o Dia de Ação de Graças (que é sempre na última quinta-feira de novembro), período que antecede a famosa Black Firday. O objetivo do Dia de Doar é justamente ser um contraponto à gastança da Black Friday.
No Brasil, o Dia de Doar existe desde 2013 e é realizado pelo Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que promovem o engajamento das pessoas com as causas e as organizações da sociedade civil, por meio da doação como instrumento para fortalecimento da democracia.
Pode ser clichê dizer que vivemos em uma sociedade consumista, mas vivemos. E as implicações desse consumo extremo são gigantescas. Os impactos vão desde comunidades que são atingidas pelas ações de grandes empresas, passando pelas desigualdades nas cadeiras de produção e chegando até o próprio significado do consumo em si.
Se toda a população mundial tivesse o mesmo padrão de vida dos americanos, seriam necessários cinco planetas Terra por ano para suprir a demanda. O consumismo não sustentável.
Aqui vai uma nota pessoal. Há alguns anos, caminhando por São Paulo, encontrei em um tapume, que cercava mais uma obra de novo prédio na cidade, uma frase que me chamou a atenção: “as melhores coisas da vida não são coisas”.
Simples e muito sábia. Cada dia mais percebo as pessoas afogadas em compras, posses, atualizações de produtos, roupas, carros, TVs etc.
Seria hipócrita dizer que eu também não seja assim: tenho posses e compro coisas. Mas a maturidade dos meus quase 40 anos me ensinou que a vida é mais que isso.
Por isso te convido à reflexão nesse Dia de Doar. Que tal chegar em casa e olhar tudo o que você possui? Pense em quanto dinheiro você gastou e o quanta felicidade tudo aquilo te trouxe.
Agora pense se você tivesse deixado de comprar 15 ou 20% dessas coisas que usou uma vez e que estão lá parados no seu armário, e tivesse usado esse valor para ajudar alguém.
E por onde começar? Você pode pensar em fazer doação de roupa ou itens em bom estado à alguma instituição do seu bairro, pode doar seu tempo como voluntário ou pode doar para uma ONG. Se sua opção for esta, então gostaria de falar um pouco sobre o que fazemos aqui na Oxfam Brasil – e como você pode ajudar.
Somos uma organização da sociedade civil brasileira criada com a missão de contribuir para a construção de um Brasil mais justo. E nós fazemos isso enfrentando as desigualdades. A pobreza é um dos maiores problemas no mundo. Apesar de avanços estamos muito, longe de solucioná-la e, para isso, precisamos diminuir as desigualdades.
Fazemos parte de uma rede global, a Oxfam, que tem 20 membros que atuam em cerca de 90 países pelo mundo, por meio de campanhas, programas e ajuda humanitária.
São milhares de apoiadores em todo o mundo e você pode ser mais um. Por isso, deixo o convite: vamos construir o mundo que queremos?
Está chegando o Dia de Doar e você pode fazer parte desse movimento. Essa é só uma pequena semente, mas torço para que um dia as pessoas esperem tão ansiosamente pelo Dia de Doar como esperam pela Black Friday.
Faça Parte
Receba as principais notícias sobre desigualdades semanalmente no seu e-mail