Diversidade é qualidade do que é diverso, um conjunto variado de coisas ou pessoas que integram um todo. A importância da diversidade está intrínseca em nosso dia a dia. É na multiplicidade que encontramos oportunidades de aprendizagem e da prática de habilidades diferenciadas: empatia, inteligência emocional e compreensão.
O brasileiro experimenta a diversidade em sua rotina diariamente. Nossa população é etnicamente diversa à custa de muito sofrimento: dizimação de povos indígenas, colonização dos portugueses, escravidão e imigração europeia e asiática.
Todos esses fatos históricos contribuíram para a criação de um sincretismo religioso e cultural pelo qual deveríamos nos orgulhar. Porém, infelizmente, nossa dívida social fomenta a indiferença, o preconceito, o racismo e até a xenofobia.
Neste artigo, ressaltamos a importância da diversidade e os motivos pelos quais precisamos combater as mazelas que assolam a convivência harmônica entre os povos integrantes da nossa sociedade. Vamos lá?
A diversidade está em todos os espaços?
Conforme dito anteriormente, o Brasil é um país miscigenado com costumes, hábitos, culinária e crenças diversas que atestam a riqueza do povo.
Entretanto, a diversidade da cultura brasileira também evidencia o que há de pior no ser humano, sentimentos baseados na falta de empatia e compreensão, mazelas sociais, elitismo e preconceito.
Grande parcela da população desconhece os elementos culturais que integram as vivências de um povo. Essa falta de conhecimento inibe a ressignificação da diversidade como um fator que agrega valor, e não como mais uma forma de apartar pessoas do convívio coletivo.
Na Antropologia, alguns pensadores já tentaram formular teorias para justificar o injustificável: a elevação de alguns povos, classificados como superiores, em detrimento de etnias consideradas inferiores em função do seu fenótipo ou de suas manifestações culturais.
A subjugação pela qualidade de estar fora do “comum” foi explicada, por exemplo, pelo darwinismo social, teoria combatida posteriormente pelo estruturalismo de Claude Lévi-Strauss.
Felizmente, hoje a multiplicidade é mais evidente do que antes. Diferentes etnias ocupam lugares que em um contexto histórico seria impossível: em âmbito corporativo e político, nos sistemas de comunicação e afins.
Entretanto, essa presença é insignificante se compararmos à situação ideal e, por isso, precisamos ressaltar diariamente a importância da diversidade em nossa sociedade.
Afinal, qual a importância da diversidade?
Veja a seguir, a importância da diversidade para a nossa evolução como sociedade.
Representatividade
A representatividade étnica e cultural em um contexto social, seja no local de trabalho, seja na política ou televisão, é um fator imprescindível para combater o medo que muitos de nós sentimos do novo.
Quando crianças, recebemos imposições limitantes que muitas vezes ensinam de forma errada o que podemos ser ou fazer. Com a representatividade e o reconhecimento de que as diferenças engrandecem, as pessoas são encorajadas a lutar para ocupar o seu lugar de direito.
Criatividade
Conviver com culturas diferentes é um aprendizado constante e único, que exige adaptação, respeito e compreensão. O ato também favorece a criatividade e o “pensar fora da caixa”, uma vez que mantemos contato constante com novas perspectivas de um mesmo elemento.
Inclusão
Compreender, aceitar e valorizar as diferenças é parte do processo de inclusão. A inclusão é possível em um ambiente múltiplo, baseado na convivência entre pessoas de diferentes condições, pensamentos e características.
Inovação
A multiplicidade das equipes também favorece a inovação. Times de trabalho diversificados tendem a criar uma visão mais abrangente, da mesma forma como acontece com a criatividade. Várias perspectivas de um todo permitem um brainstorming cultural, que viabiliza o surgimento de novas ideias.
Em ambientes engessados e pouco diversos, dificilmente essas ideias seriam consideradas, visto que nossas experiências individuais moldam nossas perspectivas. Como cada pessoa tem uma vivência única, baseada em uma bagagem cultural, interpretações e decisões, isso contribui para demonstrar a importância da diversidade no trabalho.
A diversidade está em nosso cotidiano em todos os espaços. Isso significa vivenciar tradições, aprender novas habilidades, ter uma visão mais ampla e menos egoísta de nós mesmos para edificação de uma sociedade mais justa.
Essa é a importância da diversidade: proporcionar a oportunidade de reforçar o nosso desenvolvimento como sociedade. Evidentemente, vivemos em um mundo formado por etnias com suas especificidades, mas todos com os mesmos direitos e deveres, baseados em uma condição única de Ser Humano.
Agora que você sabe a importância da diversidade em nossa sociedade, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais? Assim, é possível ajudar outras pessoas a compreenderem a necessidade da valorização das diferenças.