Ampla reportagem da Deustche Welle, publicada pelo portal UOL, sobre o sistema tributário brasileiro e a necessidade de justiça fiscal no Brasil, um dos países mais desiguais do mundo. A Constituição de 1988 afirma que o Estado deve considerar a capacidade dos contribuintes na hora de cobrar impostos, mas o atual sistema tributário acaba prejudicando os mais pobres, que acabam pagando proporcionalmente mais impostos do que os mais ricos.
Uma das razões para o desequilíbrio do sistema tributário brasileiro é a cobrança maior de impostos no país sobre o consumo, em vez de focar mais na renda e no patrimônio dos contribuintes. A reportagem entrevista diversos especialistas para discutir o assunto, entre eles Jefferson Nascimento, coordenador da área de Justiça Social e Econômica da Oxfam Brasil.
“Há uma visão equivocada de que a diminuição da taxação sobre renda e patrimônio dos mais ricos levaria a desenvolvimento. Na verdade, levou a mais desigualdade”, afirma Jefferson, que critica a atual proposta de reforma tributária que vem sendo discutida no Congresso.
“A escolha que foi feita nesse momento foi de primeiro focar nos impostos indiretos, de bens e consumo. Mas para diminuir a desigualdade deveria ser o contrário: focar primeiro na reforma dos impostos diretos, sobre renda e patrimônio, e depois nos indiretos.”
Leia aqui a íntegra da reportagem.