A websérie Sonho de Preta Conta é uma ação coletiva, fruto do projeto Hub das Pretas, envolvendo diferentes organizações e coletivos de jovens mulheres negras que atuam no combate ao racismo e sexismo.
Vídeos
Episódio 1: Angela
Angela Brandão Mendes, 21 anos, é membra da Articulação Nacional de Negras Jovens Feministas, do Acampamento de Feminista Interseccional e do Hub das Pretas SP.
Episódio 2: Sil Bahia
Sil Bahia, 32 anos, é diretora do Olabi, carioca, comunicadora social, Mestre em Cultura e Territorialidades pela UFF, co-coordenou o plano de comunicação do filme KBELA e é colaboradora da plataforma Afroflix.
Episódio 3: Helena
Helena Nisa da Rosa, 26 anos, carioca, panafricanista, mulherista, faz parte do coletivo semeando ubuntu, do Fórum de Juventude Negra e do Hub das Pretas.
Episódio 4: Letícia
Letícia Carvalho, 20 anos, pernambucana, ativista feminista negra periférica, ilustradora, integrante e fundadora do coletivo Faça amor, não faça chapinha e estudante de Pedagogia em educação do campo na UFPB.
Episódio 5: Isa
Isa Rodrigues, 28 anos, paulistana, grafiteira, artesã e oficineira de artesanatos, apresenta o programa voltado para mulheres do HipHop “Pinta Preta” na Rádio Comunitária Amnésia. Formada em Letras, participa do coletivo Cabelaço- PE e da Frente Nacional de Mulheres no Hiphop.
Episódio 6: Beatriz
Beatriz Andrade, 31 anos, formada em comunicação, cursando cinema, fotógrafa, blogueira e youtuber. Junto com o projeto Afroação faz formação em escolas sobre autoestima e questão racial para crianças e adolescentes.
Episódio 7: Ana Paula
Formada em design pela faculdade de Belas Artes de São Paulo, Ana Paula Xongani é influenciadora digital, sócio-fundadora e estilista da Xongani.
Episódio 8: Dyarley
Dyarley Viana, 32 anos, paraense, negra periférica, militante do movimento negro, Pedagoga por formação, Educadora popular por convicção e paixão, fez parte do Fórum de Juventude negra-DF, atua nas Organizações Inesc e Coletivo da Cidade, moradora da Cidade Estrutural.
Episódio 9: Charô
Charô Nunes é comunicadora, formada em arquitetura e urbanismo. Feminista interseccional e atleta amadora.
Episódio 10: Rita
Rita de Cassia, 19 anos, paulista, lésbica e ativista do movimento negro, integrante do Hub das Pretas e estudante de Ciências Sociais na Universidade Federal fluminense.
Episódio 11: Érica
Érica Malunguinho, 35 anos, pernambucana, preta ativista, deseducadora, militante, guerreira e responsável pela Aparelha Luzia, um espaço de resistência negra no centro de São Paulo.
Episódio 12: Tauá
Tauá Pires, 36 anos, pernambucana, historiadora, educadora popular, carnavalesca e sonhadora. Integra a equipe da Oxfam Brasil.
São 12 vídeos que têm em média 2 minutos cada, com depoimentos de mulheres negras que reafirmam a necessidade de renovação de sonhos e utopias, mesmo em tempos difíceis.
Direção: Viviane Ferreira Roteiro: Viviane Ferreira e Larissa Fulana de Tal Direção de Fotografia e Montagem: Larissa Fulana de Tal Montagem e Finalização de Som: Ramires Ax Arte Gráfica e Legendagem: Cassilia Carvalho Revisão textual: Victor Hugo Assistente de Produção: Michely Ribeiro