Mulheres negras são a maioria da população brasileira, mas ainda são sub-representadas nos espaços de poder.
Elas estão na linha de frente do enfrentamento das desigualdades no país e o seu ativismo e participação na política institucional evidenciam a importância de fortalecer suas ações. Por isso, a Oxfam Brasil, em parceria com o Instituto Marielle Franco, Instituto Alziras e Mulheres Negras Decidem, realiza desde 2021 a Jornada das Pretas, que anualmente reúne mulheres negras ativistas em um ciclo de debates para sistematizar suas experiências de participação política e discutir a construção de uma agenda política para potencializar suas candidaturas.
A Jornada das Pretas tem como objetivos fortalecer a construção de agendas políticas das mulheres negras, conformar as experiências e trajetórias das mulheres negras e promover um espaço de encontro seguro e fortalecedor.
Objetivos
- Promover um espaço/momento de compartilhamento de experiências e boas práticas em planejamento e execução de estratégias de comunicação para campanhas eleitorais. Trazer recomendações sobre como as candidatas devem conduzir esse aspecto em suas campanhas nas eleições de maneira geral, e em particular nas eleições de 2024, que são de nível municipal.
- Trazer para as participantes informações gerais sobre a Lei de Violência Política de Gênero e o estágio atual de sua execução, identificando os principais avanços e desafios para o enfrentamento e a prevenção das várias situações de violência política que vem atingindo mulheres parlamentares, candidatas e ex-candidatas, especialmente mulheres negras cis e trans.
- Trazer análises e informações que colaborem para que as candidatas às próximas eleições estabeleçam estratégias para garantir seu acesso aos recursos financeiros disponíveis.
Carta Preta
As ativistas que participaram da Jornada divulgaram uma carta-manifesto em defesa de uma política mais justa e representativa, afirmando que sua participação na política brasileira é “emergencial, essencial e necessária”.
Desafios para a participação política de mulheres negras
- Garantir os direitos e as lutas das mulheres pretas trans e cis.
- Enfrentar o machismo e o racismo institucional.
- Reconhecimento do potencial delas como representante dos seus direitos e da sua vivência.
Leia aqui o manifesto Carta Preta – A Política que Queremos
Leia também a Carta Preta – 2024
A Jornada das Pretas é uma realização do projeto Bairros, Olhares Desiguais e Juventudes: posicionamento das desigualdades multidimensionais na agenda política local dos países em transição, co-financiado pela União Europeia, uma parceria entre Oxfam Brasil, Oxfam Intermón e Oxfam México que visa demonstrar o papel que a sociedade civil deve desempenhar na agenda de países com desenvolvimento em transição, especificamente, Brasil e México.