Em tudo que você compra no supermercado, há uma história de vida por trás. E essa história é bem diferente do que vemos nas prateleiras. Quem planta e colhe o que consumimos quase sempre não tem condições dignas de trabalho, ganha pouco, tem empregos temporários, corre risco de contaminação e enfrenta discriminação racial e de gênero. E o supermercado tem papel importante no enfrentamento desses problemas.
Nosso relatório Por Trás das Suas Compras avaliou os compromissos públicos dos três maiores supermercados brasileiros – Carrefour, Pão de Açúcar e grupo BIG – em relação a quatro temas (transparência e responsabilidade corporativa, trabalhadores e trabalhadoras do campo, pequenos agricultores e agricultura familiar e direitos das mulheres), e o resultado não é nada bom.
Ainda temos muitos desafios pela frente para garantir melhores condições de trabalho e respeito aos trabalhadores e trabalhadoras do campo. E os supermercados podem e devem fazer mais.
Você também pode fazer a sua parte. Assine nossa petição e nos ajude a pressionar os supermercados a assumirem o compromisso por uma vida mais digna no campo!
Este projeto teve apoio da Agência Sueca de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional (SIDA).
Download the english version:
Frutas Doces, Vidas Amargas – Um ano depois, nada mudou