Enfrentar as desigualdades para vencer a pobreza

Ação da Oxfam fornece assistência e alívio para vítimas de terremoto no Nepal

Há três anos, mais de 9 mil pessoas morreram e milhares ficaram desabrigados no país asiático

08/05/2018 Tempo de leitura: 2 minutos
 

No dia 25 de abril de 2015, um forte terremoto atingiu o Nepal, matando quase 9 mil pessoas e destruindo mais de 850 mil residências.

O transporte e as comunicações do país foram severamente danificados. Centenas de milhares de pessoas fugiram de suas casas temendo novos tremores. No dia 12 de maio, um segundo terremoto na região causou ainda mais destruição. Os desabrigados ficaram sem água potável e saneamento básico por semanas.

Mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência e os mais pobres foram os mais atingidos.

A Oxfam imediatamente se prontificou a ajudar e a oferecer itens de emergência para os desabrigados – principalmente água potável e alimentos.

Além disso, participou dos esforços para construir abrigos temporários e equipamentos de saneamento básico emergenciais.

Nas primeiras semanas após o terremoto, nossa prioridade foi assegurar o acesso a uma adequada assistência humanitária às pessoas atingidas para prevenir doenças. Distribuímos suprimentos de alimentação básica, além de sementes de arroz e equipamentos agrícolas a fazendeiros. No Vale de Catmandu, providenciamos água potável e equipamentos de saneamento para os sobreviventes do terremoto que viviam em algumas das regiões mais atingidas. Nossos especialistas construíram tanques de armanezamento de água e estruturas de saneamento básico nos campos temporários.

Também conseguimos enviar suprimentos emergenciais para Gorkha, região próxima do epicentro do terremoto, algém de fornecer arroz, sementes, água e equipamento sanitário para outros distritos rurais do país, todos de difícil acesso.

Desde então, temos trabalhado em sete dos 14 distritos mais afetados do Nepal: Gorkha, Nuwakot, Dhading, Sindhupalchowk, Catmandu, Lalitpur e Bhaktapur.

Notícias Relacionadas:
imagem do banner
Cadastre-se
Receba nossa newsletter