Enfrentar as desigualdades para vencer a pobreza

Água é vida: conheça nosso trabalho para garantir água potável e saneamento pelo mundo

Tempo de leitura: 2 minutos

Entre 2015 e 2016, ajudamos mais de 5 milhões de pessoas a terem acesso à água limpa

25/06/2019
 

Todos os dias, quase 1 mil crianças morrem de diarreia no mundo devido ao consumo de água suja. Essa é apenas uma pequena parcela das quatro milhões de mortes que acontecem todos os anos devido a doenças relacionadas à água e a precárias instalações sanitárias.

Em todo o mundo, mais de 700 milhões de pessoas não têm acesso a água potável e mais de dois bilhões não tem saneamento adequado.

Em situações de emergências, muitas outras vidas são colocadas em risco devido à falta de acesso a condições mínimas de consumo de água limpa e infraestrutura básica de saneamento. Estima-se que cada pessoa precise de 15 litros de água por dia para beber, cozinhar e se lavar.

Por isso, providenciar água limpa às pessoas é uma tarefa fundamental – e a Oxfam tem as habilidades e o equipamento necessário para atender a essa demanda.

Ações imediatas podem impedir que uma emergência se transforme numa crise. Nossos engenheiros são reconhecidos por sua rapidez e eficiência em providenciar suprimentos adequados e em grande escala, bem como equipamentos de saneamento básico que previnem doenças e mortes relacionadas à falta de higiene – mesmo em situações extremas, como cenários de catástrofes naturais como o terremoto no Haiti e as inundações no Paquistão, ambos ocorridos em 2010.

Em cada situação, procuramos encontrar a mais efetiva e eficiente maneira de providenciar água às pessoas. Sempre trabalhamos com pessoas da região afetada, levando em conta necessidades e práticas locais. Asseguramos que os equipamentos sejam desenhados para permitir que as pessoas – principalmente mulheres e crianças – possam manter sua dignidade e se manterem seguras.

Também damos treinamento sobre saúde e higiene básica para assegurar que os equipamentos sejam usados apropriadamente, para prevenir que doenças se espalhem.

Trabalhamos com as comunidades locais para providenciar soluções de longo prazo, que possam reduzir os níveis de pobreza e doenças a um baixo custo. Garantir água limpa pode melhorar a saúde geral e reduzir a pressão sobre recursos de atendimento médico, invariavelmente limitados nessas regiões.

Simples mecanismos de irrigação podem dar início a prósperas lavouras, melhorar as dietas locais e dar às pessoas uma chance de ter uma vida digna.

Água limpa, latrinas e informações sobre higiene na escola podem melhorar inclusive os índices de comparecimento dos estudantes, reduzindo os dias que eles ficam ausentes por doenças, e até melhorar a performance escolar. Escolas têm um papel importante na mudança desejada de atitudes em relação à higiene dentro da comunidade.

Notícias Relacionadas:
imagem do banner
Cadastre-se
Receba nossa newsletter