Entre os dias 11 e 12 de dezembro, foi realizado o encontro da Articulação Nacional de Negras Jovens Feministas (ANJF), em Varjão-DF. Fundada em 2017, a Articulação tem o objetivo de fortalecer o protagonismo das negras jovens no enfrentamento das formas de opressão interseccionadas que atingem a vida das negras jovens brasileiras e de seus territórios.
O evento foi realizado em parceria com a Oxfam Brasil e buscou contribuir com um dos grandes objetivos da ANJF: promover a ação e incidência política articulada das negras jovens feministas brasileiras na luta contra as desigualdades de raça e gênero, o racismo religioso, a lesbofobia, transfobia, bifobia e as demais violações e violências que impactem na autonomia identitária, simbólica, cidadã e política das negras jovens brasileiras.
É importante ressaltar que a ANJF é a primeira articulação de negras jovens com atuação nacional, na América Latina e no Caribe. É uma das mais recentes forças políticas a tomar forma no contexto pós-Marcha das Mulheres Negras em 2015 e, no Brasil. Tem atuado nas seguintes regiões e estados – Norte/Amazônia (Pará, Amazonas, Amapá, Tocantins), Nordeste (Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte), Centro-Oeste (Brasília, Goiás), Sudeste (Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais) e Sul (Paraná), com foco especial em jovens desde os 15 até os 29 anos.