Um evento na sede do bloco Ilú Obá De Min com a participação do grupo Samba Negras em Marcha marcou o lançamento em dezembro do Guia Juventudes nas Cidades em São Paulo. O material também já foi lançado no Distrito Federal, Recife e Rio de Janeiro.
A publicação, elaborada pela Oxfam Brasil em parceria com Ação Educativa, Ibase, Fase PE, Fase RJ, Inesc e Instituto Pólis, oferece material diverso para os jovens exercerem e defenderem seu direito à cidade. No guia, há informações sobre leis, políticas públicas e oportunidades profissionais e de formação gratuitas. A publicação é resultado de debates e oficinas com jovens de diferentes grupos e coletivos das quatro cidades do projeto.
“O Guia Juventudes nas Cidades é importante porque expõe como as desigualdades afetam especificamente os jovens”, diz Ananda King, assessora de políticas e incidência da Oxfam Brasil. “Somos um dos países mais desiguais do mundo, como reforça nosso último relatório País Estagnado: um retrato das desigualdades brasileiras. E a juventude, que compreende a faixa entre 15 e 29 anos, segundo o Estatuto da Juventude, está entre as principais vítimas do desemprego, do déficit educacional e da violência”, explica Ananda.
A juventude, diz Ananda, é acima de tudo um agente de mudança que apresenta para a sociedade novas formas de discutir os problemas gerados pelas desigualdades. “Os jovens nos provocam a pensar em novas soluções, com base naquilo que estão experimentando em suas realidades cotidianas. Observar e aprender com os jovens também significa contribuir para pensar em soluções maiores para o conjunto da sociedade brasileira.”