Ativistas feministas da América Latina, Europa e Africa participaram de evento em Madri (Espanha) na semana passada (de 26 a 28 de janeiro), a convite da Oxfam Intermón, para fortalecer alianças e redes entre as participantes e suas organizações contra a violência sexista.
As atividades desenvolvidas focaram na análise da revolução digital como oportunidade para desenvolver iniciativas de combate à violência sexista e táticas e estratégias conjuntas para fortalecer a luta do movimento feminista.
Larissa Santiago, coordenadora do site Blogueiras Negras, parceiro da Criola, organização que integra o programa Juventudes nas Cidades, foi a representante da Oxfam Brasil no encontro. “Foi bastante rico, criar uma rede de alerta internacional de feministas com diferentes origens, perspectivas e objetivos. Haviam também diferentes experiências no que se refere ao combate a violência de gênero online, desde denúncias até campanhas de conscientização. Eu saio com uma bagagem com muitas estratégias e com bastante inspiração pra continuar.” declarou.
O programa Juventudes nas Cidades visa aumentar a capacidade de mobilização e organização da sociedade civil, fortalecendo coletivos e movimentos de jovens que atuem para a superação das desigualdades sociais, de raça e gênero.