A Oxfam Brasil vem a público manifestar seu pesar e indignação pelo covarde assassinato da ialorixá Bernadete Pacífico, liderança quilombola e coordenadora nacional da Conaq (Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos), ocorrido na noite desta quinta-feira, 17 de agosto de 2023, em Salvador, na Bahia.
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, o local onde Bernadete estava foi invadido por homens armados e ainda não há identificação da autoria do crime. Em 2017, seu filho mais novo, Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, o Binho, que também atuava na luta pelos direitos dos quilombolas, foi morto em situação semelhante.
Bernadete tinha 72 anos e era líder da comunidade quilombola de Pitanga dos Palmares, na Bahia. Foi secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial na cidade de Simões Filho e atuava fortemente na defesa dos direitos dos quilombolas e o respeito à cultura da comunidade.
“Este acontecimento trágico evidencia a crueldade das barreiras que se colocam no caminho de quem luta. Enquanto lamentamos a perda dessa corajosa liderança, também devemos nos unir em solidariedade e determinação para continuar o legado que ela deixou” afirma a Conaq. A Oxfam Brasil se junta à Conaq e milhares de outras vozes que exigem justiça por Bernadete e a defesa das pessoas que lutam por seus territórios e direitos.