A Oxfam Brasil faz nesta quinta-feira (2/4) uma transmissão ao vivo online pelo seu canal no Youtube para discutir a importância da Renda Básica contra impactos do coronavírus no Brasil.
Participam da conversa a diretora-executiva da Oxfam Brasil, Katia Maia; a economista e professora da Johns Hopkins, Mônica de Bolle; e o ativista do movimento negro e do UNEAfro; Douglas Belchior.
A transmissão ao vivo online será realizada a partir das 11 horas.
Renda Básica contra impactos do coronavírus
O Senado aprovou na segunda-feira (30/3) um auxílio emergencial de R$ 600, por três meses, a pessoas de baixa renda. O projeto já havia sido aprovado, por unanimidade, na Câmara dos Deputados e prevê o auxílio para 38 milhões de brasileiros.
A Renda Básica contra impactos do coronavírus é uma medida bem-vinda mas precisa ser implementada com absoluta urgência. Além disso, é preciso atender um grupo bem maior de pessoas. Por isso, uma articulação da sociedade lançou uma proposta no última dia 20 de março que busca essa ampliação: a Renda Básica Emergencial.
“O Brasil é extremamente vulnerável porque tem milhões de pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza e outros milhões que estão na pobreza. As desigualdades do país fazem com que essas pessoas vivam em moradias precárias, sem as condições adequadas de água e saneamento e mesmo de alimentação e saúde”, afirma Katia Maia, diretora executiva da Oxfam Brasil. Assim, ela reforça a importância de o Brasil ter uma Renda Básica como instrumento de proteção social, especialmente em meio à pandemia de coronavírus.