As ações militares realizadas no último sábado (7/10) em Israel e Faixa de Gaza, que causaram centenas de mortes e deixaram milhares de pessoas feridas e desabrigadas, devem parar o quanto antes para evitar o aumento da violência contra civis dos dois lados, afirma Mustafa Tmaizi, diretor interino da Oxfam para os Territórios Palestinos Ocupados e Israel, em nota divulgada pela organização.
“A Oxfam insta todas as partes envolvidas no conflito na região para imediatamente cessarem todas as ofensivas militares e manterem a moderação para evitar o agravamento da violência que só afetará civis nos dois lados. Esse aumento na escalada militar evidencia o fracasso persistente dos líderes de ambos os lados em abordar a ocupação prolongada e o bloqueio da Faixa de Gaza sem que sejam tomadas medidas significativas.
A Oxfam está acompanhando de perto a situação humanitária na região juntamente com parceiros locais e organizações internacionais. Também avalia a segurança e o bem-estar dos civis, dos colaboradores da organização e dos parceiros locais, especialmente em áreas que não têm abrigos e proteção adequados.”
Leia aqui a íntegra da nota (em inglês).