A Oxfam Brasil expressa sua indignação e preocupação com mais um caso de violência política contra uma mulher negra eleita no país. O atentado que sofreu a co-vereadora Carolina Iara, do PSOL de São Paulo, eleita pela Bancada Feminista – dois tiros foram disparados em direção à sua casa – merece investigação rigorosa por parte das autoridades policiais e medidas urgentes de segurança devem ser tomadas para proteger a co-vereadora e sua família.
Carolina Iara participou do projeto Juventudes nas Cidades, da Oxfam Brasil em parceria com Ação Educativa, Criola, Fase, Ibase, Inesc e Instituto Pólis, e se tornou uma importante liderança feminista e negra na cidade de São Paulo. Desde as eleições municipais de 2020, vários casos de violência política contra mulheres negras estão sendo noticiados, mas pouco se sabe das investigações e soluções para evitar que outras mulheres também se tornem vítimas.
A Oxfam Brasil exige uma pronta investigação e punição dos autores do atentado contra a co-vereadora Carolina Iara. Basta de impunidade!