Burkina Faso é um país oeste africano. No idioma local, o nome significa “terra de gente honesta”. E nessa terra vive Fatou, uma produtora de leite que levanta todos os dias às 6 da manhã para ordenhar suas vacas e as das 12 famílias que também vivem em sua comunidade.
O grande desafio da comunidade é a dificuldade de acesso à água. Eles precisam andar um quilômetro por dia até a fonte mais próxima. Enquanto Fatou ordenha as vacas, suas filhas saem para buscar água que usam tanto para o consumo como para o gado. Com a venda do leite, Fatou fatura o correspondente a 3 ou 4 euros por dia, valor que ela divide entre suas filhas e noras para que possam se manter sozinhas.
As vacas leiteiras da região produzem apenas 3 litros de leite por dia. Mas quando melhor alimentadas, elas podem dar bem mais, de 5 a 6 litros diários. Para que isso aconteça, a Oxfam e parceiros locais estão trabalhando para melhorar a alimentação do gado, para que as vacas possam produzir o dobro de leite por dia. Além disso, o trabalho da Oxfam na reigão também inclui formação para transformação do leite em devirados, o que garante mais renda para essas mulheres.
Você pode nos ajudar a melhorar a vida de Fatou e de milhares de outras pessoas. Faça uma doação agora!