Foto: Divulgação Fetraern
Dirigentes sindicais, trabalhadoras e trabalhadores rurais e representantes de organizações da sociedade civil participaram entre os dias 31 de maio e 1º de junho, em Natal (RN), da Oficina sobre Devida Diligência e Certificações, promovida pela Federação dos Trabalhadores Rurais Assalariados e Assalariadas do Estado do Rio Grande do Norte (Fetraern) com apoio da Oxfam Brasil e acompanhamento da Repórter Brasil.
A oficina contribuiu para dar maior visibilidade ao tema para os sindicatos, bem como estruturá-los para conhecerem melhor as cadeias produtivas sob certificação. Para José Saldanha, presidente da Fetraern e vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores (as) Assalariados (as) Rurais (Contar), a oficina foi importante para mostrar quais os direitos que trabalhadoras e trabalhadores têm, e como se preparar para debater de igual para igual com os empresários do setor.
Gustavo Ferroni, coordenador da área de Justiça Rural e Desenvolvimento da Oxfam Brasil, afirmou durante o evento que o fortalecimento do movimento dos trabalhadores rurais é importante para melhorar as condições de trabalho no campo.
A oficina ajudou os trabalhadores e trabalhadoras assalariadas rurais a entenderem a importância das certificações e a usar esse conhecimento como ferramenta para combater as irregularidades trabalhistas no campo.
Saiba mais sobre a oficina aqui.