Mulheres negras que atuam na defesa de comunidades tradicionais e da floresta amazônica participaram na última sexta-feira (7/7) do painel de abertura do segundo dia do Festival Latinidades, realizado no Museu da República em Brasília. O painel Mulheres Negras em Defesa da Vida e da Floresta contou com a participação de representantes do governo e de organizações da sociedade civil.
A Oxfam Brasil participou do evento e aproveitou a oportunidade para anunciar o lançamento da campanha Tem Floresta em Pé, Tem Mulher em parceria com as organizações Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (Miqcb), Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq). O lançamento da campanha será no próximo dia 25 de julho, Dia da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha.
O painel foi mediado por Marina Marçal, especialista em política climática, que abriu os trabalhos lendo o poema Vozes-Mulheres, de Conceição Evaristo.
Participaram também do painel Edel Nazaré, secretária nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (MMA); Maria Nice Machado, secretária de Mulheres do Conselho Nacional das Populações Extrativistas e integrante do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (Miqcb); e Selma Dealdina, secretária executiva da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq).
Saiba mais aqui sobre o evento.