A Oxfam Brasil vê com preocupação a censura imposta por um juiz de Roraima ao portal da ONG Repórter Brasil, que foi obrigado a retirar do ar trechos de uma reportagem sobre extração ilegal de ouro em território indígena yanomami.
A sociedade civil organizada tem que ter garantido o seu direito e espaço para fazer denúncias em relação às práticas dos setores público e privado. Isso é parte essencial de uma democracia.
Decisões judiciais que silenciem organizações da sociedade civil, sem ouvi-las previamente – como foi o caso da censura imposta à reportagem “Compro tudo: ouro Yanomami é vendido livremente na rua do Ouro, em Boa Vista” – apontam para uma tendência perigosa no Brasil. Nos últimos anos, ocorreram ataques sistemáticos contra as garantias democráticas no país.
A Repórter Brasil é um parceiro de longa data da Oxfam Brasil e seu trabalho é de extrema importância para a transparência desejada por parte de instituições públicas e privadas. Nos solidarizamos com a ONG Repórter Brasil e repudiamos toda e qualquer iniciativa que tente silenciar a voz de quem denuncia atos criminosos.