Nome do Posto: Analista de CRM e BI
Subordinado a: Gerente de Mobilização, Comunicação e Captação de Recursos
Funcionários subordinados a esse cargo: não há
Responsabilidade orçamentária: não há
Área: Mobilização, Comunicação e Captação de Recursos
Tipo de contrato: CLT
Horário: 40 horas semanais
Salário: a combinar
A Oxfam Brasil promove o combate à discriminação de raça e gênero e quer ampliar a presença de pessoas negras, mulheres e LGBTI+ na sua equipe.
Sobre a Oxfam Brasil
A Oxfam Brasil é uma organização da sociedade civil brasileira fundada em 2014 e tem como missão contribuir para a construção de um Brasil justo, sustentável e solidário que enfrente as causas da pobreza e das desigualdades. Trabalhamos com programas, pesquisa, incidência política e campanhas públicas. Sua atuação está baseada em evidências, na produção de dados confiáveis e na realidade da vida das pessoas mais afetadas pelas desigualdades e as situações de pobreza.
Para manter e ampliar seu trabalho, a Oxfam Brasil utiliza seus programas, pesquisas e campanhas de maneira estratégica para sensibilizar e convencer seus alvos e mobilizar apoiadores, mídia e a sociedade em geral. Para tanto, é preciso uma equipe multifacetada que atue de forma consistente com a visão e missão da organização.
A Oxfam Brasil é membro da confederação Oxfam, formada por 21 afiliadas, com presença em cerca de 90 países.
Objetivo da Área
A equipe de Mobilização, Comunicação e Captação de Recursos tem o desafio de arrecadar fundos e apoiadores para a Oxfam Brasil, dando visibilidade para a causa da organização no país bem como para o seu trabalho internacional no enfrentamento da pobreza e das desigualdades. Para alcançar esse objetivo, a Oxfam Brasil vem investindo na construção de uma base de apoiadores(as) e ativistas engajados(as), com vistas à sustentabilidade financeira.
Objetivo do Cargo
O(A) Analista de CRM e BI terá como principais desafios gerir a base de apoiadores da Oxfam Brasil, garantir a efetividade da cobrança das doações e fornecer análises e informações para a tomada de decisões.
Para tanto, o(a) Analista de Gestão de CRM e Doações precisará de boa visão estratégica e analítica para apoiar a captação e relacionamento com doadores, oferecendo suporte para o desenvolvimento, implementação, gerenciamento e monitoramento das estratégias da área a fim de garantir o engajamento e a fidelização dos apoiadores.
Principais Responsabilidades / Atribuições do Cargo
- Gerir os processos referentes ao CRM/base de dados da organização e garantir a sua manutenção e desenvolvimento conforme as políticas da Oxfam Brasil.
- Garantir o processamento das doações e geração de receita dos doadores individuais e únicos, e monitorar a sua performance na busca de melhoria contínua.
- Garantir as segmentações e mailings para as diferentes ações e campanhas de aquisição (telemarketing, mala direta, e-mail, etc.) ou relacionamento (ciclo de boas-vindas, upgrade, recapture, reactivation, etc.).
- Apoiar e garantir que as comunicações para os doadores e base de apoiadores nos diversos canais (E-mail, Telefone, WhatsApp) estejam acontecendo.
- Garantir a atualização de informações necessárias para a manutenção e desenvolvimento da base de dados, incluindo a alimentação de bases de retorno, o enriquecimento e limpezas periódicas de forma a garantir a integridade dos dados.
- Monitorar o desempenho dos sistemas implantados, revendo rotinas e metodologias para o alcance de maior eficiência.
- Oferecer suporte para a integração do CRM/ base de dados com ferramentas externas.
- Elaborar e atualizar relatórios de gestão e dashboards periódicos, garantindo o acompanhamento de indicadores-chave da área, com o foco no monitoramento de performance, na comparação de indicadores, na proposição de soluções e identificação de oportunidades, entre outros.
- Acompanhar e analisar as performances das campanhas e apelos de captação e engajamento público da organização.
- Buscar alternativas e avaliar a viabilidade de desenvolver sistemas de informações visando a melhoria e automatização de processos e rotinas do programa de doadores regulares ou que tenham interface com outros departamentos (por exemplo junto ao departamento Financeiro).
- Acompanhar as novas tendências de pagamentos digitais que vem surgindo tais como PIX, Carteiras Digitais etc., que possam ser adaptados para o mercado de doações.
- Liderar a conciliação bancária de doações com a área financeira.
- Apoiar a elaboração e implementação de estratégias de captação e engajamento público, fornecendo informações para a elaboração de cenários e projeções.
- Garantir a manutenção, segurança e confiabilidade dos dados.
Habilidades e Competências
Essencial
- Compromisso com os valores, a missão e os objetivos fundamentais da Oxfam.
- Compromisso com uma abordagem baseada em direitos, inclusive o compromisso ativo com os temas de gênero, raça/etnia e orientação sexual, bem como os direitos de outras pessoas e minorias marginalizadas, no cerne do trabalho da Oxfam Brasil.
- Formação superior preferencialmente em Processamento de dados, TI, Ciências Exatas ou áreas afins.
- Experiência mínima de 2 anos em funções semelhantes.
- Experiência com Ferramentas de BI, gestão de CRM e processamentos bancários no terceiro setor.
- Conhecimento de CNAB (400 e 240), regras da FEBRABAN e TEF.
- Habilidade para resolver problemas de forma estratégica e criativa, com proatividade e abordagem “mãos à massa”.
- Boa capacidade analítica e raciocínio lógico, com foco em resultados.
- Capacidade para gerir tempo e tarefas, definir prioridades e trabalhar com autonomia.
- Usuário do Pacote Office, com conhecimentos aprofundados em Excel.
- Nível de inglês intermediário a fluente.
Diferencial
- Experiência com ferramenta de E-mail Marketing/Marketing Digital.
- Conhecimentos aprofundados sobre captação de recursos de indivíduos e/ou Marketing Direto.
- Experiência com CRM Microsoft Dynamics.
- Conhecimento técnico e domínio do uso de ferramentas como MySql, linguagem PHP e/ou Java, linguagem SQL etc.
PRAZO PARA INSCRIÇÃO: 04/7/2021
As inscrições somente serão aceitas por meio da página do IPO Instituto.
Cadastre seu CV e anexe uma carta de apresentação em português (no máximo com 350 palavras) que sintetize porque você é um(a) candidato(a) para esse posto destacando requisitos, habilidades e características chaves do cargo. É necessário informar o salário atual ou último e a pretensão salarial para o posto.
Serão convidados(as) para o processo somente os(as) profissionais que atendam aos requisitos acima descritos. Agradecemos seu interesse nesta posição.