A Oxfam Brasil, organização brasileira fundada em 2014 que faz parte da confederação internacional Oxfam, formada por 20 afiliadas com presença em 94 países, está contratando Analista de Gestão de CRM e Doações, que será responsável por gerir a base de apoiadores da organização, garantir a efetividade da cobrança das doações e fornecer análises e informações para a tomada de decisões.
A equipe de Captação de Recursos da Oxfam Brasil tem como desafio arrecadar fundos e apoiadores, dando visibilidade à causa da organização no país e seu trabalho internacional no enfrentamento das desigualdades e da pobreza, na promoção da justiça social e de um desenvolvimento sustentável e na defesa dos direitos humanos.
Os candidatos interessados devem se inscrever pelo site do IPO Instituto – clique aqui – e cadastrar seu currículo e enviar uma carta de apresentação, com no máximo de 350 palavras, destacando suas habilidades principais para o cargo.
O contrato é CLT e a carga horária é de 40 horas semanais. Os candidatos e candidatas devem enviar pretensão salarial.
DESCRIÇÃO DE CARGO
Nome do Cargo: Analista de Gestão de CRM e Doações
Subordinado a: Gerente de Mobilização e Captação de Recursos
Funcionários subordinados a esse cargo: não há
Responsabilidade orçamentária: não há
Área: Mobilização e Captação de Recursos
Tipo de contrato: CLT
Horário: 40 horas semanais
Salário: a combinar
Principais Responsabilidades / Atribuições do Cargo
• Apoiar a implantação do CRM/base de dados da organização, e garantir a sua manutenção e desenvolvimento conforme as políticas da Oxfam.
• Garantir o processamento das doações e geração de receita dos doadores individuais e únicos nos seus diferentes meios tais como cartão de crédito, boletos, depósitos, etc., e monitorar a sua performance na busca de melhoria contínua;
• Garantir as segmentações e mailings para as diferentes ações e campanhas de aquisição (telemarketing, mala direta, e-mail, etc.) ou relacionamento (ciclo de boas-vindas, upgrade, recapture, reactivation, etc.).
• Garantir a atualização de informações necessárias para a manutenção e desenvolvimento da base de dados, incluindo a alimentação de bases de retorno, o enriquecimento e limpezas periódicas de forma a garantir a integridade dos dados.
• Monitorar o desempenho dos sistemas implantados, revendo rotinas e metodologias para o alcance de maior eficiência.
• Elaborar e atualizar relatórios de gestão e dashboards periódicos, garantindo o acompanhamento de indicadores-chave da área, com o foco no monitoramento do retorno, na comparação de indicadores, na proposição de soluções e identificação de oportunidades, entre outros.
• Acompanhar e analisar as performances das campanhas e apelos de captação e engajamento público da organização.
• Buscar alternativas e avaliar a viabilidade de desenvolver sistemas de informações visando a melhoria e automatização de processos e rotinas do programa de doadores regulares ou que tenham interface com outros departamentos (por exemplo junto ao departamento Financeiro).
• Treinar e acompanhar os usuários na utilização do CRM, processamento de doações e correlatos.
• Liderar a conciliação bancária de doações com a área financeira.
• Apoiar a elaboração e implementação de estratégias de captação e engajamento público, fornecendo informações para a elaboração de cenários e projeções.
• Garantir a manutenção, segurança e confiabilidade dos dados.
Habilidades e Competências
• Compromisso com os valores, a missão e os objetivos fundamentais da Oxfam. Essencial
• Compromisso com uma abordagem baseada em direitos, inclusive o compromisso ativo com os temas de gênero, raça/etnia e orientação sexual, bem como os direitos de outras pessoas e minorias marginalizadas, no cerne do trabalho da Oxfam Brasil. Essencial
• Formação superior preferencialmente em Processamento de dados, TI, Ciências Exatas ou áreas afins. Essencial
• Nível de inglês intermediário a fluente. Essencial
• Conhecimento técnico e domínio do uso de ferramentas como MySql, linguagem PHP e / ou Java, linguagem SQL etc. Diferencial
• Experiência em implantação ou gestão de CRM. Essencial
• Experiência com processamentos bancários. Essencial
• Conhecimento de CNAB (400 e 240), regras da FEBRABAN, e TEF. Essencial.
• Habilidade para resolver problemas de forma estratégica e criativa. Essencial
• Foco em resultados e desempenho. Essencial
• Capacidade para gerir tempo e tarefas, definir prioridades e trabalhar com autonomia. Essencial
• Ter perfil proativo e abordagem “mãos à massa”. Essencial
• Boa capacidade analítica e raciocínio lógico. Essencial
• Flexibilidade para se adaptar a novas situações, mantendo o foco na continuação dos trabalhos e na qualidade. Essencial
• Usuário do Pacote Office, com conhecimentos aprofundados em Excel. Essencial
• Bom entendimento do mercado de captação de recursos. Diferencial
• Conhecimentos aprofundados sobre captação de recursos de indivíduos e/ou Marketing Direto. Diferencial
• Experiência com Call Centers e SAC. Diferencial
• Experiência em captação de recursos, foco em indivíduos, ou em vendas, principalmente varejo. Desejável
• Experiência com CRM Microsoft Dynamics. Desejável
• Habilidade para comunicar, de forma oral ou escrita, frente a diferentes públicos. Desejável
• Experiência com organizações da sociedade civil. Desejável
• Capacidade de equilibrar a exigência de desempenho em relacionamento com doadores com a credibilidade e imagem da organização. Desejável