Objetivo do Cargo
A Oxfam Brasil pretende ser uma organização de influência. Para alcançar esse objetivo, tem que investir na sua visibilidade e reconhecimento junto à sociedade, formadores de opinião e tomadores de decisão, operando tanto com as mídias dos grandes veículos de comunicação como também com as mídias digitais. Tem também que investir no seu alcance online, na produção, compartilhamento e disseminação de conhecimento no site institucional, nas redes sociais e outras ferramentas digitais disponíveis. O(A) Coordenador(a) de Comunicação e Mídias Digitais será responsável pela elaboração e implementação da estratégia de comunicação, em sintonia com as áreas de programa, incidência e campanhas e de mobilização e captação de recursos.
Responsabilidades/Atribuições do Cargo
• Promover a divulgação, o conhecimento e o fortalecimento da marca Oxfam Brasil, incluindo análise e gerenciamento de risco, utilizando diferentes canais e produtos de comunicação e mídia.
• Elaborar e implementar as estratégias e planos de comunicação da Oxfam Brasil, incluindo mídias digitais, para disseminação de seus programas, campanhas, atividades de mobilização e captação de recursos e resultados para os públicos interno e externo à organização.
• Trabalhar em estreita colaboração com a Direção Executiva, a área de Mobilização e Captação de Recursos e a área de Programas, Incidência e Campanhas para garantir a coerência e eficácia nos produtos de comunicação e mídia digital.
• Gerenciar o posto do(a) Oficial de Mídias Digitais.
• Fazer a interface do plano de comunicação da Oxfam Brasil com os planos globais e regionais da confederação Oxfam.
• Gerar uma cobertura de mídia regular, de qualidade, para os temas de interesse da Oxfam Brasil e de seus parceiros e aliados, por meio de uma atuação tanto proativa como reativa.
• Elaborar textos, artigos, notas de imprensa e produzir conteúdos digitais.
• Trabalhar com a identificação de relatos, histórias de vida, testemunhos e depoimentos para dar concretude aos temas da agenda de Oxfam Brasil e/ou organizações parceiras em projetos.
• Coordenar a produção, edição e veiculação de conteúdos multimídia da organização.
• Monitorar, analisar e propor ajustes sobre o alcance, repercussão e impacto das atividades de comunicação com recursos técnicos-analíticos em redes sociais, mailings e outros canais eletrônicos. Elaborar/gerar relatórios de desempenho.
• Garantir que a página web esteja sempre atualizada e otimizada para as ferramentas de busca.
• Coordenar o monitoramento e o acompanhamento diário dos canais digitais, avaliando oportunidades de interação e aumento do engajamento, bem como gerir e otimizar o uso de recursos em campanhas pagas nas mídias digitais (Google Grants, anúncios em redes sociais).
• Coordenar as publicações da organização, incluindo edição, adaptação de conteúdo, produção de infografia e materiais complementares, traduções e revisões de materiais produzidos. Coordenar a elaboração de relatórios institucionais anuais para divulgação ao público.
• Coordenar o relacionamento com fornecedores vinculados ao trabalho de comunicação e mídias digitais, incluindo contratos de compras e prestação de serviços de terceiros, seguindo os procedimentos da Oxfam Brasil.
• Representar a Oxfam Brasil em reuniões para planejamento, prático e estratégico, de campanhas e ações com potencial de mobilização de mídia e de engajamento público.
• Coordenar e organizar viagens de grupos de repórteres, visitas de celebridades e viagens precursoras para produção de reportagens, coberturas jornalísticas e visitas internacionais vinculadas ao trabalho comunicação.
Requisitos Mínimos para o Cargo
• Formação superior.
• Fluência no idioma inglês – Ler, falar e escrever.
• Experiência mínima de 5 anos na área de comunicação, incluindo: (i) trabalho com mídia tradicional, relacionamento com jornalistas e elaboração de notas de imprensa e artigos; (ii) trabalho com mídias digitais e relacionamento com formadores de opinião dentro do mundo digital.
• Experiência em planejar, executar, monitorar e avaliar atividades na mídia e em redes sociais.
• Conhecimento sobre direitos de uso de imagem, direitos autorais e demais legislações que envolvem a produção e a veiculação de conteúdos em meio impresso e digital.
• Capacidade de análise do contexto do país, sensibilidade política e habilidade para comunicar a mensagem de Oxfam Brasil, ao mesmo tempo protegendo a reputação da organização e antecipando e gerenciando riscos.
• Conhecimento e experiência com linguagens CSS e HTML. Noções de webdesign e diagramação.
• Experiência com organizações da sociedade civil.
Habilidades e Competências
Essencial
• Habilidade para responder efetivamente a mudanças em planos de trabalho, operar em situações de pressão e priorizar demandas concomitantes.
• Habilidade de edição, síntese de informações e edição de conteúdos complexos, como textos acadêmicos, em produtos direcionados ao grande público da instituição.
• Habilidade para encontrar, absorver e priorizar informações complexas oriundas de diferentes fontes e fazer as conexões entre as oportunidades de influência e mídias digitais.
• Habilidade com recursos de informática e com ferramentas específicas de mídias.
• Curiosidade, proatividade e empatia para manter a conexão com públicos diversos (internos e externos).
• Habilidade para agir de forma estratégica e criativa, inclusive frente à resolução de problemas.
Desejável
• Experiência de trabalho com campanhas de mobilização online utilizando ferramentas e mídias digitais.
• Conhecimento e experiência na criação e gestão de sites com CMS (Drupal).
• Conhecimento e experiência com uso de ferramentas de edição de texto, foto, infografia, diagramação, áudio e vídeo.
• Disponibilidade para viagens nacionais e internacionais.
• Conhecimento do ambiente da internet no Brasil e de redes de ativistas digitais, marco regulatório, entre outros temas relacionados ao uso da Internet.
• Conhecimento do idioma espanhol (ler, falar e escrever).
Cadastrar o CV com a Carta de Apresentação até 11/07/2017
ATENÇÃO – As inscrições serão recebidas somente via o site do IPO, neste link.
Acesse o site do IPO, cadastre seu CV informando salário atual ou último recebido. Anexe uma carta de apresentação em inglês (no máximo com 350 palavras) que sintetize o alinhamento de seu perfil com os requisitos, habilidades e competências chaves desse cargo. Associe-se à oportunidade código: F17114COORDCOMÍDIASDIGITAIS
A Carta de Apresentação em inglês é obrigatória para aceitação da inscrição.
Serão convidados(as) para o processo somente os(as) profissionais que atendam aos requisitos acima descritos. Agradecemos seu interesse nesta posição.
Nome do Cargo: Coordenador(a) de Comunicação e Mídias Digitais
Subordinado a: Diretora Executiva
Funcionários subordinados a esse cargo: mínimo 1
Tipo de contrato: CLT
Horário: 40 horas semanais
Salário: R$ 8.000,00 – R$ 9.000,00 (dependendo da experiência)