Nome do Cargo: Coordenador(a) de Engajamento Público
Subordinado a: Gerente de Mobilização, Comunicação e Captação de Recursos
Área: Mobilização, Comunicação e Captação de Recursos
Funcionários subordinados a esse cargo: no momento, um(a)
Responsabilidade orçamentária: Sim
Nível do posto: Coordenação
Tipo de contrato: CLT
Horário: 40 horas semanais
Salário: A combinar
Modelo de trabalho: presencial, em nosso escritório em São Paulo
Prazo para começar: Imediato (data a combinar)
Como se inscrever ao cargo: Informações ao final deste documento
A Oxfam Brasil promove o combate à discriminação de raça e gênero e quer ampliar a presença de pessoas negras e de outras etnias, mulheres e LGBTQIA+ na sua equipe. Incentivamos, fortemente, a candidatura dessas pessoas a esta vaga.
Sobre a Oxfam Brasil
A Oxfam Brasil é uma organização da sociedade civil brasileira fundada em 2014 e tem como missão contribuir para a construção de um Brasil mais justo, sustentável e solidário que enfrente as causas da pobreza, injustiça social e das desigualdades. Trabalha com programas, pesquisa, incidência política e campanhas públicas. Sua atuação está baseada em evidências, na produção de dados confiáveis e na realidade da vida das pessoas mais afetadas pelas desigualdades, situações de vulnerabilidade e pobreza e injustiças sociais.
Para manter e ampliar seu trabalho, a Oxfam Brasil utiliza seus programas, pesquisas e campanhas de maneira estratégica para sensibilizar e convencer seus alvos e mobilizar apoiadores, mídia, tomadores de decisão e a sociedade em geral.
A Oxfam Brasil é membro da confederação Oxfam, composta por 21 organizações nacionais independentes que atuam conjuntamente para a construção de um mundo mais justo e sustentável, trabalhando em cerca de 70 países com milhares de parceiros e aliados, apoiando comunidades para construir uma vida melhor para si mesmas, aumentar a resiliência e proteger vidas e meios de subsistência também em tempos de crise.
Objetivo Geral da Área Temática
A área Mobilização, Comunicação e Captação de Recursos (Mococa) tem o desafio de fortalecer a marca Oxfam Brasil no país, posicionando a organização publicamente como referência no tema do enfrentamento às desigualdades, injustiças sociais e pobreza. Para alcançar esse objetivo, deve investir na consolidação e ampliação de uma base de apoiadores, financiadores, voluntários e ativistas, bem como na construção de relacionamento junto a formadores de opinião e influenciadores. A atuação de Mococa deve estar alinhada com a área de Programas, Incidência e Campanhas no objetivo de buscar mudanças em políticas públicas e práticas para a construção de uma sociedade mais justa e menos desigual.
Como parte de uma confederação global, a Oxfam Brasil atua em rede com outras regiões e países.
Objetivo do Cargo
Responder pela elaboração e implementação das estratégias de engajamento público da Oxfam Brasil, a fim de mobilizar cada vez mais pessoas para o enfrentamento às desigualdades.
Responder pelo desenvolvimento e implementação de narrativas, estratégias de mobilização e engajamento público nos meios digitais e off-line, em conjunto com a equipe de Comunicação Institucional e de Captação de Recursos e a área de Programas, Incidência e Campanhas.
Principais Responsabilidades
- Elaborar e implementar as Estratégias e Planos de Engajamento Público da Oxfam Brasil para engajar os seus públicos prioritários, de forma alinhada com Comunicação Institucional.
- Desenvolver e coordenar a implementação das campanhas de mobilização e engajamento público, em diferentes meios e canais, de maneira alinhada com Comunicação Institucional e integrada com as demais área, a fim de alcançar os objetivos estratégicos estabelecidos.
- Gerenciar o posto de Oficial de Mídias Digitais garantindo definição e execução de prioridades, acompanhamento de planos de trabalho e cronogramas.
- Desenvolver e implementar a estratégia de comunicação com as principais mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, LinkedIn etc.) visando aumento do alcance e engajamento.
- Coordenar a produção de conteúdo digital, a gestão das mídias sociais e a estratégia de geração de leads da organização.
- Elaborar e executar orçamento de produtos e encaminhar os processos de tomada de preço e contratação, conforme as políticas e procedimentos da Oxfam Brasil, em contato com a área de Operações. Gerir orçamento e acompanhamento de indicadores a fim de otimizar os recursos e processos da área.
- Representar a Oxfam Brasil em reuniões com outras organizações para planejamento de campanhas e ações conjuntas com potencial de engajamento público.
- Produzir relatórios periódicos de acompanhamento de performance das campanhas e ações de engajamento público para definir a ambição e medir o progresso; e oferecer análises e percepções para outras equipes e tomadores de decisão.
- Exercer as tarefas do posto conforme Princípios, Código de Ética e Conduta, Políticas, Diretrizes e Procedimentos da organização.
Requerimentos para o posto
- Compromisso com os valores, a missão e os objetivos fundamentais da Oxfam Brasil, incluindo uma abordagem baseada no respeito e promoção da diversidade de raça/etnia, gênero e orientação sexual, dos direitos humanos e de princípios feministas.
- Formação superior em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas ou outras relacionadas.
- Experiência mínima de 5 (cinco) anos na área de comunicação e engajamento público em organizações da sociedade civil, sendo pelo menos 2 em cargos de gestão, incluindo, trabalho com mídias digitais e relacionamento com influenciadores.
- Experiência de trabalho com campanhas de mobilização online utilizando ferramentas e mídias digitais.
- Experiência em planejar, executar, monitorar e avaliar atividades nas redes e mídias sociais.
- Conhecimento sobre direitos de uso de imagem, direitos autorais e demais legislações que envolvem proteção de dados e produção, veiculação de conteúdos em meio impresso e digital.
- Capacidade de análise do contexto do país, sensibilidade política e habilidade para comunicar a mensagem de Oxfam Brasil, ao mesmo tempo protegendo a reputação da organização e antecipando e gerenciando riscos.
- Conhecimento avançado de ferramentas de comunicação digital, mídias sociais, newsletters e blogs.
Habilidades e Competências
- Habilidade para responder efetivamente a mudanças em planos de trabalho, operar em situações de pressão e priorizar demandas concomitantes.
- Habilidade de edição, síntese de informações e edição de conteúdos em produtos direcionados ao engajamento do grande público da instituição.
- Habilidade para encontrar, absorver e priorizar informações oriundas de diferentes fontes e fazer as conexões entre as oportunidades de engajamento e mídias digitais.
- Curiosidade, proatividade e empatia para manter a conexão com públicos diversos (internos e externos).
- Habilidade para agir de forma estratégica e criativa, inclusive frente à resolução de problemas.
- Conhecimento e experiência com uso de ferramentas de edição de texto, foto, infografia, diagramação, áudio e vídeo, especificas de mídias sociais e com recursos de.
- Disponibilidade para viagens nacionais e internacionais.
- Conhecimento do ambiente da internet no Brasil e de redes de ativistas digitais, marco regulatório, entre outros temas relacionados ao uso da Internet.
- Conhecimento do idioma inglês.
- Conhecimento do idioma Espanhol (desejável).
Atributos Essenciais
- Ser sensível às diferenças culturais, raciais e gênero e estar comprometido(a) em promover a igualdade de oportunidades.
- Capacidade de demonstrar compromisso com os direitos das mulheres, ao enfrentamento ao racismo e à LGBTQIA+fobia para todos os aspectos do trabalho.
- Compromisso com as políticas de proteção da Oxfam Brasil para garantir que todas as pessoas com as quais se relacione interna e externamente estejam o mais seguras possível.
Como aplicar
As inscrições devem ser feitas até o dia 11/5/2022 e somente serão aceitas via site do IPO Instituto.
Cadastre seu CV e anexe uma carta de apresentação em português (no máximo com 350 palavras), explicando porque você quer trabalhar na Oxfam Brasil e quais características você possui e destacaria, à luz das responsabilidades do cargo. Informe também o salário atual ou último e a pretensão salarial para o posto.
Inscrições que não atendam os requisitos acima não serão aceitas.