A Oxfam Brasil promove o combate à discriminação de raça e gênero e quer ampliar a presença de pessoas negras, mulheres e LGBTQI+ na sua equipe.
Sobre a Oxfam Brasil
A Oxfam Brasil é uma organização da sociedade civil brasileira fundada em 2014 e tem como missão contribuir para a construção de um Brasil justo, sustentável e solidário que enfrente as causas da pobreza e das desigualdades. Trabalhamos com programas, pesquisa, incidência política e campanhas públicas. Sua atuação está baseada em evidências, na produção de dados confiáveis e na realidade da vida das pessoas mais afetadas pelas desigualdades e as situações de pobreza.
Para manter e ampliar seu trabalho, a Oxfam Brasil utiliza seus programas, pesquisas e campanhas de maneira estratégica para sensibilizar e convencer seus alvos e mobilizar apoiadores, mídia e a sociedade em geral. Para tanto, é preciso uma equipe multifacetada que atue de forma consistente com a visão e missão da organização.
A Oxfam Brasil é membro da confederação Oxfam, formada por 20 afiliadas, com presença em mais de 90 países no total.
Objetivo da Área
A área Mobilização, Comunicação e Captação de Recursos tem o desafio de fortalecer a marca e atuação da Oxfam Brasil, posicionando a organização como referência no tema do enfrentamento às desigualdades e à pobreza e contribuindo para o ativismo e o debate público. Para alcançar esse objetivo, a organização investe na construção de uma base de apoiadores, financiadores, voluntários e ativistas, bem como na construção de relacionamento junto a formadores de opinião e influenciadores.
A equipe de Mobilização, Comunicação e Captação de Recursos da Oxfam Brasil atua em conjunto com a área de Programas, Incidência e Campanhas, de maneira a contribuir para o estabelecimento de um movimento que influencie mudanças em políticas públicas e práticas para a construção de uma sociedade mais justa e menos desigual.
Como participante de uma confederação global, essa equipe também atua em rede com outras regiões e países.
Objetivo do Cargo
Responder pela implementação da estratégia de engajamento nas Mídias Digitais e desenvolver conteúdos para apoiar programas e campanhas da Oxfam Brasil.
Nome do Cargo: Oficial de Mídias Digitais e Conteúdo
Subordinado a: Coordenador(a) de Comunicação e Mídias Digitais
Funcionários subordinados a esse cargo: não há
Responsabilidade orçamentária: não
Área: Mobilização, Comunicação e Captação de Recursos
Tipo de contrato: CLT
Horário: 40 horas semanais
Salário: A combinar
Principais Responsabilidades:
- Planejar e executar ações e atividades de mobilização nos meios digitais em apoio às campanhas e objetivos de programa e captação de recursos da Oxfam Brasil.
- Planejar e executar a manutenção e alteração de páginas web institucionais e de campanhas da Oxfam Brasil.
- Produzir e adaptar conteúdos digitais tais como posts e vídeos para divulgação em mídias sociais e em páginas da Internet visando aumento do tráfego para as páginas da Oxfam Brasil, bem como, responder demandas geradas por esses conteúdos de acordo com direcionamentos aprovados pela organização.
- Produzir conteúdos digitais para apoiar a área de captação de recursos;
- Desenvolver uma comunicação engajadora por meio da gestão de redes sociais, segmentação de audiências, storytelling e ciclos de engajamento a fim de garantir a construção de uma comunidade de apoiadores da Oxfam Brasil e o crescimento da audiência;
- Articular-se com parceiros e aliados da Oxfam Brasil para planejar e executar ações de visibilidade pública envolvendo temas ou, mobilizações, de acordo com as políticas de abordagem e direcionamentos aprovados pela organização.
- Apoiar parceiros e aliados, quando possível, em seus esforços de mídias sociais e na produção de materiais conjuntos.
- Implementar as estratégias e planos de campanha pública e de doações nas mídias digitais.
- Gerar atividades em redes sociais para os temas de interesse da Oxfam Brasil por meio de uma atuação tanto proativa como reativa.
- Monitorar e avaliar a performance digital, e tirar conclusões sobre o alcance, repercussão e impacto das atividades.
- Investigar formas de influenciar alvos-chave por meio do trabalho de redes sociais e outras mídias digitais.
- Apoiar o conjunto do trabalho da equipe de Programas, Incidência e Campanhas da Oxfam Brasil.
- Manter-se atualizada(o) para avaliação e exploração de novos canais eletrônicos de comunicação que possam ser utilizados para implementação das estratégias da Oxfam Brasil.
Requerimentos para o posto
- Compromisso com os valores, a missão e os objetivos fundamentais da Oxfam Brasil, incluindo uma abordagem baseada em direitos humanos, justiça de gênero, princípios feministas, diversidade de raça e luta antirracista, gênero e orientação sexual.
- Formação superior em Publicidade e Propaganda, Marketing, Comunicação Social, Relações Públicas e áreas afins.
- Imprescindível experiência de trabalho com campanhas de mobilização online e engajamento público utilizando ferramentas e mídias digitais.
- Conhecimento sobre organizações da sociedade civil.
- Habilidade para agir de forma estratégica e criativa, inclusive frente à resolução de problemas.
- Experiência comprovada no planejamento, execução, monitoramento e avaliação de ações e campanhas em mídias digitais.
- Habilidade para comunicar de maneira simples conteúdos complexos, por meio de vídeos, imagens e storytelling.
- Habilidade de responder efetivamente a mudanças em planos de trabalho e projetos, de trabalhar com prazos sob pressão, e priorizar demandas competitivas.
- Sensibilidade política; habilidade para comunicar a mensagem de Oxfam Brasil, ao mesmo tempo protegendo a reputação, prevenindo problemas, antecipando riscos.
- Curiosidade, proatividade e bom relacionamento para manter a conexão com públicos diversos (internos e externos) e contribuir com os processos de comunicação na produção de conteúdos e no fortalecimento das campanhas de mobilização.
- Visão do conjunto do trabalho para monitorar a marca através de meios digitais e nas mídias sociais.
- Conhecimento de métricas de engajamento e indicadores de performance em ambientes digitais.
- Excelente conhecimento do ambiente da Internet no Brasil e de redes de ativistas digitais, marcos regulatórios, entre outros temas relacionados ao uso da Internet e TICs.
- Capacidade e habilidade de encontrar, absorver e priorizar informações complexas oriundas de diferentes fontes e fazer as ligações laterais entre as oportunidades de incidência e mídias digitais.
- Disponibilidade para viagens se necessário. Desejável
- Conhecimento dos idiomas inglês ou espanhol. Desejável
- Habilidade com informática (Pacote Office, Illustrator, Photoshop, HTML, entre outros). Desejável
Valores Organizacionais
- Responsabilidade – Nossa abordagem orientada a objetivos e focada em resultados significa que assumimos a responsabilidade por nossas ações e por prestar contas sobre elas. Acreditamos que outros também devem ser responsabilizados por suas ações.
- Empoderamento – Nossa abordagem significa que todas as pessoas envolvidas com a Oxfam, desde nossa equipe e apoiadores até as pessoas que vivem em situação de pobreza, exclusão e discriminação devem sentir que podem fazer a mudança acontecer.
- Inclusão – A organização está aberta a todas as pessoas e abraçamos a diversidade. Acreditamos que todas e todos têm uma contribuição a fazer.
Receberemos candidaturas até 02/11/2020
Serão consideradas somente as candidaturas que estiverem no site do IPO Instituto. Clique aqui e faça sua candidatura:
Sinalizar no CV último salário e sua pretensão salarial. Incluir em seu cadastro uma carta de apresentação que sinalize sua identidade e alinhamento com o perfil acima descrito. OBS: Carta pode ser inclusa no corpo do CV ou como um anexo.
Agradecemos seu interesse e aplicação. Serão convocadas/os para seguirem no processo somente quem corresponder aos requisitos exigidos pelo cargo. Aos demais candidatas e candidatos, será enviada mensagem de agradecimento, podendo permanecer em nosso banco para se candidatarem em processos futuros.