Rio de Janeiro, 24 de julho – Em uma poderosa demonstração de unidade global, Oxfam, Avaaz, TaxMeNow, Patriotic Millionaires, 350.org e WeMoveEurope apresentaram ao Ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Haddad, uma lista de petições apoiando a iniciativa do governo brasileiro por um acordo global de tributação dos super-ricos.
As petições, que reuniram mais de 1,5 milhão de assinaturas em todo o mundo, pedem um aumento na tributação dos super-ricos para combater a desigualdade global e fortalecer os serviços públicos.
Esta ação ocorreu durante o evento COP28-G20 Brazil Finance Track Event: making sustainable finance available, accessible and affordable, no Rio de Janeiro, as vésperas da reunião de Ministros das Finanças dos países do G20 e representou uma significativa demonstração de apoio da sociedade, além de destacar a urgência e o amplo apoio a políticas tributárias equitativas.
Para a diretora-executiva da Oxfam Brasil, Viviana Santiago, a iniciativa de taxar os super-ricos é fundamental para a construção de um sistema mais justo e equitativo.
“Tributar os bilionários é uma medida urgente para combater as desigualdades, estamos falando de um avanço necessário para enfrentar as desigualdades extremas que vemos em nosso país, onde a concentração de riqueza perpetua injustiças históricas e impede milhões, especialmente mulheres negras e periféricas, de terem acesso a uma vida digna e oportunidades iguais”, afirmou.
O Ministro da Fazenda Fernando Haddad recebeu a petição em mãos e reforçou a importância do tema e o compromisso do Brasil para com ela no G20.
Fotografia: Zô Guimarães | Oxfam Brasil