Oxfam Brasil, em parceria com o Instituto Alziras, Instituto Marielle Franco e Mulheres Negras Decidem, ganhou o Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo com a iniciativa Jornada das Pretas.
A Jornada das Pretas foi iniciada em 2021, reunindo mulheres negras ativistas em um ciclo de debates para sistematizar suas experiências de participação política e discutir a construção de uma agenda política que potencialize suas candidaturas.
Trata-se de uma rede composta por 80 mulheres trans, travestis e ativistas de todo o Brasil que atuam na política institucional. A Jornada das Pretas tem como objetivos fortalecer a construção de agendas políticas das mulheres negras, conformar as experiências e trajetórias das mulheres negras e promover um espaço de encontro seguro e fortalecedor.
(Tauá Pires, do Instituto Alziras, e Katia Maia, diretora executiva da Oxfam Brasil, recebem o prêmio da Prefeitura de São Paulo)
Igualdade de direitos
O programa Selo de Direitos Humanos e Diversidade surgiu da constatação de que a inserção no mercado de trabalho é fundamental para a promoção da igualdade em direitos, ao permitir que as pessoas vivam com dignidade e respeito e construam sua noção de cidadania. A partir disto, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania buscou se colocar neste debate através do reconhecimento de boas práticas de diversidade e inclusão em organizações públicas, privadas e do terceiro setor.