Em resposta à publicação hoje do comunicado dos Líderes do G20, a Diretora Executiva da Oxfam Brasil, Viviana Santiago, disse:
“Parabenizamos o Brasil por usar sua Presidência do G20 para atender às demandas das pessoas em todo o mundo de combater a extrema desigualdade, a fome e o colapso climático, e, em particular, por mobilizar ações para tributar os super-ricos. O Brasil iluminou um caminho para um mundo mais justo e resiliente, desafiando os outros a se unirem a ele neste momento crucial.
“Os governos do G20 merecem elogios por seu compromisso inovador de cooperar na tributação dos super-ricos do mundo. Mas não descansaremos até que isso traga mudanças reais para as pessoas e o planeta. Isso significa uma norma global que estabeleça taxas de imposto altas o suficiente para reduzir drasticamente a desigualdade e arrecadar os trilhões de dólares necessários para enfrentar as crises climática e da pobreza.
“Esse progresso na tributação internacional também significa que os governos do G20 devem ser defensores de uma meta de financiamento climático de $5 trilhões na COP29 em Baku. Como podem argumentar que a justiça climática é inacessível, quando um acordo para arrecadar trilhões de dólares por meio da tributação dos super-ricos está na mesa?
“Saudamos a nova coalizão do G20 para a produção local e regional de vacinas, mas os líderes devem garantir que isso envolva modelos genuinamente públicos, que marquem uma verdadeira ruptura com os monopólios das grandes farmacêuticas e a priorização do lucro em detrimento das pessoas.
“A bola agora está com a África do Sul para continuar a luta contra a extrema desigualdade e transformar o acordo deste ano para tributar os super-ricos em uma realidade. Isso seria um legado verdadeiramente histórico para a sua Presidência do G20 no próximo ano.”
Informações para contato
Vinícius Braga no G20 (Rio de Janeiro) | vinicius.braga@oxfam.org.br | +55 11 9 47891920