Enfrentar as desigualdades para vencer a pobreza

Segurança pública e juventude são temas de debate e publicação

Publicação “Que Segurança Pública Queremos? – Pesquisa Qualitativa sobre Segurança Pública” será debatida nesta quarta, 11, em São Paulo

10/05/2017 Tempo de leitura: 2 minutos
 

A publicação “Que Segurança Pública Queremos? – Pesquisa Qualitativa sobre Segurança Pública” será o guia para debate que acontece nesta quarta-feira, 11, e São Paulo. A atividade, promovida pela Ação Educativa, é apoiada pela Oxfam Brasil, e tem como base pesquisa realizada em 2016 com 180 jovens, profissionais e moradores dos bairros de Sapopemba e São Mateus, na capital paulista.

O que jovens pensam sobre as políticas públicas ligadas à segurança? Quais problemas são vivenciados? Esses foram os principais questionamentos feitos durante a pesquisa. A proposta foi discutir as políticas de segurança pública, frequentemente marcadas pela presença violenta da polícia e do Estado, ouvir a população jovem e entender suas experiência e visão sobre os problemas vivenciados no cotidiano.

A roda de conversa contará com a presença de Raquel Souza, pesquisadora e doutoranda na Faculdade de Educação da USP, Allyne Andrade, advogada e coordenadora de Educação do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), e Douglas Belchior, fundador e professor da Uneafro Brasil.

Segura Essa Ideia

A pesquisa faz parte do projeto Segura Essa Ideia: Jovens Articuladores pelo Direito à Segurança (JADS), apoiado pela Oxfam Brasil e que teve como objetivo produzir reflexões e recomendações para lidar de forma participativa com o tema da segurança pública e da violência contra a juventude, envolvendo jovens, estudantes, professores/as, familiares e gestores/as da região de São Mateus e Sapopemba.

O projeto se desenvolveu em três fases articuladas. A primeira delas foi a capacitação sobre a temática de segurança pública com dez jovens de 15 a 20 anos moradores das regiões de São Mateus e Sapopemba, realizada ao longo de dez meses. Os jovens forma­dos conduziram a segunda fase do projeto que se deu com a realização de oito grupos de diálogo, espaços de reflexão e debate coletivo que apontaram caminhos possíveis para a elaboração de melhores políticas públicas de segurança. Ao final, os jovens realizaram uma intervenção artística expressando a sua percepção sobre as questões tratadas ao longo do projeto.

A publicação “Que Segurança Pública Queremos? – Pesquisa Qualitativa sobre Segurança Pública” traz uma sistematização dos debates e propostas para a segurança pública apresentadas nos oito grupos de diálogo realizados entre junho e julho de 2016.

Serviço
Debate sobre segurança pública a partir da publicação “Que Segurança Pública Queremos? – Pesquisa Qualitativa sobre Segurança Pública”
Data: 10/05, a partir das 19h
Local: Ação Educativa (Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque, São Paulo/SP)
Atividade gratuita e aberta ao público, mediante confirmação de presença em aqui
Transmissão ao vivo: www.acaoeducativa.org/aovivo

""
imagem do banner
Cadastre-se
Receba nossa newsletter
 

A Oxfam Brasil utiliza cookies para melhorar a sua experiência

Ao continuar navegando na nossa página, você autoriza o uso de cookies pelo site.