Enfrentar as desigualdades para vencer a pobreza

 

Publicações

Frutas doces, vidas amargas

Os grandes supermercados do mundo estão lucrando bilhões ano após ano a um custo muito alto: péssimas condições de trabalho, pobreza e sofrimento para milhões de homens e mulheres trabalhadoras e agricultores em diversas partes do planeta.

Publicado em: 10/10/2019

Nós e as Desigualdades 2019

Relatório analisa segunda pesquisa de opinião sobre desigualdades no Brasil produzida pela Oxfam Brasil em parceria com o Instituto Datafolha. A pesquisa traça um perfil das percepções dos brasileiros sobre as desigualdades de renda, raça e gênero.

Publicado em 06/06/2019

Bem público ou riqueza privada?

A nossa economia está falida, com milhões de pessoas vivendo na extrema pobreza, e quem está no topo vem recebendo enormes recompensas. Os serviços privados fragmentados privilegiam as elites e as mulheres são as que mais sofrem com isso.

Publicado em: 21/01/2019

País Estagnado

A roda da redução das desigualdades no Brasil parou de girar. A distribuição de renda estagnou, a pobreza voltou com força e a equiparação de renda entre homens e mulheres, e negros e brancos, que vinha acontecendo ainda que timidamente, recuou.

Publicado em: 27/11/2018

Não é Não

À medida que as empresas brasileiras deslocaram suas operações e cadeias produtivas para áreas remotas em outros países incorreram no risco de gerar impactos negativos sobre a terra e os recursos naturais das comunidades e dos povos indígenas que ali habitam.

Publicado em: 25/09/2018

Empoderamento econômico das mulheres no Brasil

Análise sobre a questão do trabalho doméstico e de cuidado não remunerado no Brasil, bem como o trabalho feminino e a inserção e permanência das mulheres no mercado de trabalho do país.

Publicado em: 08/08/2018

Hora de mudar

Os grandes supermercados do mundo estão lucrando bilhões ano após ano a um custo muito alto: péssimas condições de trabalho, pobreza e sofrimento para milhões de homens e mulheres trabalhadoras e agricultores em diversas partes do planeta.

Publicado em: 21/06/2018

À procura da cooperação Sul-Sul no orçamento federal

Os grandes supermercados do mundo estão lucrando bilhões, ano após ano, a um custo muito alto: péssimas condições de trabalho, pobreza e sofrimento para milhões de homens e mulheres trabalhadoras e agricultores em diversas partes do planeta.

Publicado em: 30/05/2018

Sistemas de país e salvaguardas ambientais em instituições de financiamento do desenvolvimento

Relatório discute o uso de sistemas nacionais de salvaguarda por Instituições Financeiras de Desenvolvimento, com foco em questões socioambientais. São comparados os dados de sete instituições.

Publicado em: 03/05/2018

BRICS e o desenvolvimento com equidade de gênero

Cartilha elaborada pelo Instituto EQUIT com apoio da Rebrip e da Oxfam. Examina questões relacionadas às ações do Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS a partir da perspectiva de gênero.

Publicado em: 17/04/2018

Recompensem o trabalho, não a riqueza

Relatório revela como o modelo econômico mundial tem possibilitado que alguns poucos empresários acumulem enormes fortunas enquanto milhões de pessoas em todo o mundo lutam para sobreviver com baixos salários e em condições precárias de trabalho.

Publicado em: 25/01/2018

Direitos Humanos em Tempos de Austeridade

Estudo realizado pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Oxfam Brasil e Centro para os Direitos Econômicos e Sociais (CESR, na sigla em inglês) que revela os impactos da austeridade nas políticas públicas voltadas à área social no Brasil.

Publicado em: 14/12/2017

Nós e as Desigualdades – percepções sobre desigualdades no Brasil

Primeira pesquisa da Oxfam Brasil com o Instituto Datafolha (agosto de 2017) revela a percepção pública brasileira sobre as desigualdades no país. Com base nos resultados da pesquisa, a Oxfam Brasil reiterou sua agenda de combate às desigualdades.

Publicado em: 06/12/2017

A Distância Que Nos Une – Um Retrato das Desigualdades Brasileiras

Relatório lançado em setembro de 2017 com o objetivo de alimentar o necessário e urgente debate público sobre as desigualdades no Brasil e as soluções existentes para reduzi-las.

Publicado em: 26/09/2017

Sociedade civil e o Novo Banco de Desenvolvimento

Documento de apoio à oficina “Novo Banco de Desenvolvimento e Sociedade Civil Brasileira: Articulando Estratégias para Incidência”, realizada em agosto de 2017 e organizada pelo Grupo de Trabalho sobre Finanças da Rebrip.

Publicado em: 01/08/2017

Reforma manipulada

Evasão fiscal praticada por empresas americanas custa bilhões, mas as reformas propostas pelo governo Trump trarão mudanças ainda piores, revela relatório da Oxfam América sobre as reformas propostas pelo presidente americano e líderes no Congresso.

Publicado em: 12/04/2017

Guia para o monitoramento e mensuração da cooperação Sul-Sul brasileira

A publicação propõe uma metodologia para acompanhamento e melhor compreensão das frentes de cooperação das diversas frentes da cooperação Sul-Sul brasileira por meio do orçamento público.

Publicado em: 01/04/2017

Aprimorando o monitoramento e a mensuração dos fluxos da cooperação Sul-Sul do Brasil

Reflexões para subsidiar a construção de uma metodologia de monitoramento e mensuração do orçamento da cooperação Sul-Sul brasileira e contribuir para diálogo e engajamento da sociedade civil no tema.

Publicado em: 01/03/2017

Uma economia para os 99%

Novas estimativas indicam que o patrimônio de apenas oito homens é igual ao da metade mais pobre do mundo. Enquanto o crescimento beneficia os mais ricos, o restante da sociedade – especialmente os mais afetados pela pobreza – sofrem.

Publicado em: 15/01/2017

Desigualdade Em Movimento

Encarte lançado pela Oxfam Brasil em parceria com o Le Monde Diplomatique e o Centro de Estudos da Metrópole sobre os muitos desafios e desigualdades que os prefeitos eleitos em 2017 terão pela frente em seus respectivos municípios.

Publicado em: 05/01/2017

Batalhas fiscais

Relatório produzido por Oxfam América que expõe os maiores paraísos fiscais corporativos do mundo – exemplos extremos de um destrutivo nivelamento por baixo na tributação de empresas.

Publicado em: 16/12/2016

Panorama do Monitoramento dos Fluxos da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento

Relatório sobre a mensuração da cooperação Sul-Sul brasileira que analisa também analisa as principais metodologias de mensuração de fluxos da cooperação tradicional e outras iniciativas do Sul Global.

Publicado em: 01/12/2016

Terrenos da desigualdade: Terra, agricultura e desigualdade no Brasil rural

A desigualdade extrema tem múltiplas origens e traz sérias consequências negativas para a garantia de direitos e o desenvolvimento sustentável. Entre suas causas estruturais está a concentração da terra.

Publicado em: 30/11/2016

Relatório executivo: Terra, poder e desigualdade na América Latina

Combater a desigualdade é um dos desafios mais urgentes a ser enfrentado pelas sociedades latino-americanas na busca pelo desenvolvimento sustentável. Para isso, é preciso enfrentar a extrema concentração do acesso e controle da terra.

Publicado em: 30/11/2016

Desterrados: tierra, poder y desigualdad en América Latina

Para combatir la desigualdad en América Latina es necesario abordar la extrema concentración en el acceso y control de la tierra y en el reparto de los beneficios de su explotación.

Publicado em: 30/11/2016

Direito à terra e as gigantes do refrigerante

Relatório com visão geral sobre os riscos e impactos dos fornecedores de cana-de-açúcar das grandes empresas de refrigerante e de outras empresas da cadeia no direito à terra, com algumas recomendações da Oxfam para melhorar.

Publicado em: 10/10/2016

Privilégios que negam direitos

A América Latina é a região mais desigual do mundo. Centenas de milhões de pessoas vivem na pobreza, enquanto alguns poucos concentram quase toda a renda e riqueza gerada. O relatório revela como isso afeta a vida de todos na região.

Publicado em: 26/07/2016

Sistema Falido

Relatório da Oxfam América mostra como o deficiente sistema tributário dos Estados Unidos permite a evasão fiscal das grandes empresas. São bilhões de dólares que todos os anos deixam de contribuir para construir uma sociedade mais justa.

Publicado em: 20/05/2016

Uma economia para o 1%

Em relatório global lançado em 2016 às vésperas do Fórum Econômico de Davos, realizado na Suíça, a Oxfam mostra que a crescente desigualdade criou um mundo onde 62 pessoas possuem tanta riqueza quanto a metade mais pobre da população.

Publicado em: 17/01/2016

As mulheres nos países BRICS – desigualdades, contradições e desafios

Cartilha com dados sobre a realidade social e o modelo de desenvolvimento dos países BRICS e a situação das mulheres que neles vivem a batalha cotidiana do cuidado com a vida.

Publicado em: 01/01/2016

Juventudes e a desigualdade no urbano

Encarte LE MONDE diplomatique Brasil

Publicado em: 12/11/2015

imagem do banner
Cadastre-se
Receba nossa newsletter
 

A Oxfam Brasil utiliza cookies para melhorar a sua experiência

Ao continuar navegando na nossa página, você autoriza o uso de cookies pelo site.