Enfrentar as desigualdades para vencer a pobreza

 

O gosto amargo do açúcar

A cultura da cana-de-açúcar tem incentivado as aquisições de grandes porções de terras e contribuído para os conflitos agrários, prejudicando pequenos produtores de alimentos e suas famílias.

Desde 2000, pelo menos 4 milhões de hectares de terra foram adquiridos para produção de açúcar, contabilizando 100 acordos de aquisição de terras firmados. No entanto, devido à falta de transparência sobre tais acordos, a área talvez seja muito maior. Muitas dessas aquisições estão relacionadas a violações dos direitos humanos, perda dos meios de subsistência e fome para os pequenos produtores e suas famílias.

As grandes empresas de alimentos e bebidas raramente possuem terras, mas dependem da terra para obter as matérias primas de que necessitam, entre elas o açúcar. As empresas do ramo alimentício precisam reconhecer esse problema com urgência e tomar providências para garantir que as violações do direitos de populações à terra e os conflitos agrários não façam parte de suas cadeias de fornecimento.

Downloads
  • O gosto amargo do açúcar

    Para baixar o arquivo, preencha com seus dados:

imagem do banner
Veja Também:
Cadastre-se
Receba nossa newsletter