Enfrentar as desigualdades para vencer a pobreza

 

Vídeos, animações e infográficos

Vídeos e animações

Vídeos

País Estagnado - Um Retrato das Desigualdades Brasileiras 2018

A roda da redução das desigualdades no Brasil parou de girar. A distribuição de renda estagnou, a pobreza voltou com força e a equiparação de renda entre homens e mulheres, e negros e brancos, que vinha acontecendo ainda que timidamente, recuou.

O que os brasileiros pensam sobre desigualdades?

O que os brasileiros pensam sobre as desigualdades no país? Fomos às ruas de São Paulo para ter uma ideia e o resultado você vê neste vídeo. Entrevistas feitas nas ruas de São Paulo entre os dias 27 e 28 de março de 2019.

Seminário Nós e as Desigualdades – abril 2019

Como os brasileiros percebem as desigualdades brasileiras e suas principais consequências? Quais políticas públicas podem reduzir essas desigualdades e tirar o Brasil do vergonhoso posto de um dos 10 países mais desiguais do mundo? Qual a expectativa em relação ao papel do governo e do Estado na redução das desigualdades?

5 anos de Oxfam Brasil

Mensagem da nossa diretora executiva, Katia Maia, pelos 5 anos da Oxfam Brasil

Juntos, vamos reduzir as desigualdades

A Oxfam Brasil se junta ao trabalho de outras organizações sociais brasileiras no enfrentamento da pobreza e da desigualdade e convoca governos, instituições, empresas e a sociedade em geral para defender e implementar políticas que redistribuam para a maioria a riqueza e o poder concentrados nas mãos de poucos.

Teaser – Uma Geografia das Desigualdades

Filme realizado pela Oxfam Brasil, com direção de Day Rodrigues e participação de Joice Berth, propõe uma discussão sobre como as grandes cidades refletem cada vez mais a exclusão social e as mais diversas formas de desigualdade.

E se alguém abrisse um buraco no meio da sua sala?

O Consentimento Livre, Prévio e Informado (CLPI) é uma ferramenta fundamental para garantir os direitos de povos afetados por grandes obras e empreendimentos nas áreas onde vivem. Comunidades tradicionais e povos indígenas têm o direito de decidir se grandes obras devem ou não avançar em suas terras.

Bem público ou riqueza privada?

Saúde, educação e outros serviços públicos universais reduzem o fosso entre ricos e pobres e entre mulheres e homens. Cobrar impostos mais justos dos ricos pode ajudar a pagar por esses serviços.

Surto de Ebola na República Democrática do Congo

A Oxfam foi uma das primeiras organizações a responde ao surto de ebola e já alcançou mais de 138.000 pessoas, inclusive em áreas de conflito, fornecendo água limpa e trabalhando com líderes e voluntários das comunidades locais para aumentar a compreensão sobre como prevenir a doença.

Dia Mundial do Refugiado – Elombe

Conheça a história de Elombe da República Democrática do Congo

Crise humanitária na Palestina: ‘A ocupação amputou meus sonhos’

Alaa tem 22 anos e fazia parte da equipe de ciclismo da Palestina.

Desigualdade na Comida

Vídeo institucional do lançamento da campanha da Oxfam contra as desigualdades e sofrimento humano nas cadeias de fornecimento dos supermercados.

Quem lucra com a laranja brasileira?

O Brasil é um dos maiores produtores de laranja do mundo. De cada 5 copos consumidos no mundo, três são produzidos no Brasil. Mas enquanto todos aproveitam nosso suco de laranja, nossos pequenos produtores estão no bagaço.

8 anos de guerra na Síria

Os sírios não aguentam mais 'comunicados oficiais' dos países que se dizem preocupados com o conflito na região. O que eles querem - e precisam - é de dinheiro para reconstruírem suas vidas, suas casas, suas escolas, seus sistemas de saneamento básico.

Crise de refugiados rohingya

Desde agosto de 2017, quase 1 milhão de pessoas da etnia rohingya chegaram em Bangladesh fugindo de Mianmar e centenas mais chegam a cada semana. Eles se somam às centenas de milhares que já estão no país vizinho morando em campos de refugiados improvisados. Mais da metade dos rohingyas que fugiram são mulheres e meninas, 60% crianças e jovens com menos de 18 anos.

Seminário ‘Direitos das Juventudes’

No dia 15 de junho de 2019, jovens do projeto Juventudes nas Cidades se reuniram no Rio de Janeiro para debater os direitos da juventude com a participação de especialistas e parlamentares.

Feira do Corre – Poesia nas Quebradas

Planaltina - DF

Diário de Zakaria

Zakaria Mohamed Abdi é responsável pela água e saneamento na Oxfam. As consequências da seca de 2016 que afetou todo o Chifre da África persistem, são evidentes e são implacáveis.

Retrospectiva 2018 – Institucional

2018 foi um ano intenso para todos nós e 2019 não deve ser muito diferente. Continuamos com muitos desafios pela frente e queremos seu apoio nessa jornada!

Direitos humanos em tempos de austeridade

Levantamento realizado pelo Inesc, Oxfam Brasil e Centro para os Direitos Econômicos e Sociais (CESR) revela que políticas públicas voltadas à área social tiveram redução de até 83% no orçamento nos últimos três anos.

Trailer – Docudrama ‘Enquanto Viver, Luto’

Produzido por Criola, Oxfam Brasil e apoio da Embaixada Britânica Brasília. O documentário conta 10 histórias reais de violação de direitos vividas por mulheres negras.

Festival do Capão - 2017

O Festival do Capão levou conhecimento, troca de experiências e muita inclusão à periferia de São Paulo. O evento aconteceu no dia 11 de maio e foi realizado pela TV DOC com apoio da Oxfam Brasil e parceria da Fábrica de Criatividade e do Centro de Referência da Mulher.

Festival do Capão - 2012

O Festival do Capão levou conhecimento, troca de experiências e muita inclusão à periferia de São Paulo. O evento aconteceu no dia 11 de maio e foi realizado pela TV DOC com apoio da Oxfam Brasil e parceria da Fábrica de Criatividade e do Centro de Referência da Mulher.

 

Infográficos

imagem do banner
Cadastre-se
Receba nossa newsletter
 

A Oxfam Brasil utiliza cookies para melhorar a sua experiência

Ao continuar navegando na nossa página, você autoriza o uso de cookies pelo site.